Abimo anuncia novidades do Prêmio Inova Saúde para 2016

Serão premiadas indústrias do setor médico-hospitalar e odontológico

Com o propósito de incentivar a inovação na indústria médica e odontológica nacional, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), promove em 2016 mais um Prêmio Inova Saúde. Como novidade, na próxima edição, serão premiadas uma indústria do setor médico-hospitalar e outra do setor odontológico por produto ou serviço que figure como inovação na cadeia produtiva nacional e que, desta maneira, tenha contribuído com a elevação do patamar tecnológico em benefício da saúde humana.

O Prêmio Inova Saúde é uma iniciativa da ABIMO que, desde 2010 tem como objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias pela indústria nacional. “A indústria odontológica tem se destacado no Brasil e no mundo pela qualidade e excelência em suas inovações, por isso, a ABIMO identificou a necessidade de reconhecer, separadamente, as inovações da indústria médica e da odontológica que, apesar de complementares e de extrema importância para cadeia da saúde, devem ter seus méritos reconhecidos individualmente”, ressaltou Knud Sorensen, vice-presidente do setor odontológico da ABIMO.  Na primeira edição, a Angelus Ciência e Tecnologia foi premiada pela inovação do Cimento Obturador Endodôntico à base de MTA.

Podem concorrer ao prêmio indústrias de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios associadas à ABIMO, que possuam sede no Brasil e que já tenham AFE (Autorização de Funcionamento). Para validar a participação, o produto concorrente deverá possuir registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e além do reconhecimento, cada empresa vencedora ganhará um prêmio de R$ 50.000,00.

A ABIMO acredita que incentivar a indústria nacional, independentemente do porte ou da área de atuação, favorece o país, que ganha em tecnologia e também toda a sociedade, que é beneficiada com novas soluções e oportunidades. Dessa maneira, o Prêmio Inova Saúde é um título de excelência que reflete e compartilha com todo o setor da saúde as conquistas e progressos da indústria nacional. A cerimônia oficial de premiação acontecerá durante o encontro anual de associados, em abril de 2016.

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,