ADJ Diabetes Brasil alerta sobre a falta de medicamentos em SP

Segundo entidade, faltam também insumos nas unidades dispensadoras

Desde o início de março, a ADJ Diabetes Brasil tem recebido reclamações diárias de vários associados que vão às unidades dispensadoras do município e do estado de São Paulo e não conseguem retirar os medicamentos e insumos.

Estão faltando tiras reagentes para medição de glicemia, medicamentos, lancetas e seringas. A ADJ inclusive recebeu reclamação em dezembro de falta de medicamento de alto custo, cuja dispensação ainda não foi regularizada.

E é importante salientar que se a pessoa não realiza a automonitorização e a aplicação ou ingestão de medicamentos, acarretará um quadro de cetoacidose, situação que levará a uma descompensação do controle da glicemia por falta de medicação, que se não tratado, poderá levar a complicações, como também ao coma, e consequentemente ao falecimento.

A promotora de turismo Luciana Canto, mãe do Bruno Canto, com diagnóstico de diabetes há 7 anos, relata “desde o mês passado, não recebemos fitas para realização da automonitorização. Por ter diabetes tipo 1 e ser um adolescente, ele precisa fazer a monitorização no mínimo 6 vezes ao dia. As funcionárias da Unidade não têm previsão de entrega. Por isso, já entrei em contatos com amigos, que me doaram algumas caixinhas de fitas”.

A estudante Larissa Martins Rodrigues, com 18 anos, está sem a insulina Levemir, desde dezembro. “Não tenho a menor ideia de como eu faço para ter o produto. Estou usando o final da insulina e não sei o que vou fazer, quando terminar”.

A Lei Federal nº 11.347/2006 e a Portaria Ministerial nº 2.583, de 10/10/2007, garantem às pessoas com diabetes o fornecimento gratuito dos insumos para controle de glicemia, mensalmente.

Pelas redes sociais, soubemos de várias pessoas que têm tido o mesmo problema em outros estados.