Alerta: ainda não há remédio para a aids

Público precisa ficar atento às falsas promessas

Compartilhar artigo

Quem atua na área da saúde tem consciência de que muitas conquistas e avanços tecnológicos podem levar anos de trabalho de pesquisa com uma variada gama de profissionais envolvidos. Nenhum procedimento médico ou remédio eficaz surge da noite para o dia. 
 
Por isso, é importante ficar atento e repassar informações para seus clientes e pacientes. O mais recente exemplo é a proibição que a Anvisa noticiou nesta sexta-feira, 26 de agosto: a divulgação irregular de um produto feito com a planta mutamba, que estaria alegando falsa cura da aids/HIV. 
 
O produto “Mutamba contra a Aids” não tem registro na agência e é, portanto, um produto clandestino, de origem e composição desconhecida. A medida é preventiva, pois apesar das denúncias, não foram encontrados indícios da comercialização da falsa cura da Aids. A resolução RE 2.290/16 proíbe toda a publicidade do produto em todo o território nacional, a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.
 
Denúncias
Produtos irregulares, ou seja, mercadorias que estejam fora das exigência da Anvisa não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade que são necessárias para saber se um produto funciona e é seguro. 
 
Produtos e medicamentos irregulares ou falsificados podem não fazer efeito, prejudicar tratamentos médicos ou em casos mais graves, comprometer a saúde do cidadão. 
 
A Anvisa tem disponível o telefone 0800-642-9782 para orientações antes de comprar ou divulgar itens de origem suspeita ou não registrados. 
 
Também é possível fazer uma denúncia pela Ouvidoria da Anvisa AQUI
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top