Alex Galoro é eleito presidente da SBPC/ML

Mandato é para o biênio 2016-2017 e começa em 1º de janeiro

Compartilhar artigo

O patologista clínico Alex Galoro será o presidente da SBPC/ML no biênio 2016/2017. A eleição foi por aclamação na Assembleia Geral Ordinária, realizada em 1º de outubro, no 49º Congresso, em Fortaleza.
 
Nascido em Campinas (SP), 45 anos, César Alex de Oliveira Galoro graduou-se em medicina, em 1995, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez residência médica, de 1996 a 1999 (Clínica Médica e Patologia Clínica).
Alguns anos antes, porém, havia escolhido outra carreira. Em 1988, começou o curso de Veterinária na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), no campus de Jaboticabal. Mas a experiência acadêmica obtida com estudos científicos levou-o a uma mudança de planos. “A aproximação com a universidade e a pesquisa favoreceram minha identificação com a profissão médica”, recorda. Em 1990, entrou para o curso de medicina da Unicamp. Quando estava no quinto ano, a participação no programa de iniciação científica foi decisiva para escolher a especialidade.
 
“A Patologia Clínica permite a integração entre os conceitos básicos da medicina, a correlação clínico-laboratorial e sua aplicação prática nas condutas frente ao paciente”, afirma Galoro.
 
O Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (TEPAC) foi obtido em 1998, mesmo ano em que se associou à SBPC/ML. Galoro também tem MBA em Gerência da Saúde (2003) pela Fundação Getúlio Vargas, e doutorado em Ciências (2008) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Entre outros cursos, também fez o de Auditor Interno da Qualidade (2004), oferecido pela SBPC/ML.
 
Sua primeira experiência profissional em Patologia Clínica foi em 2000, na área de “Clinical Chemistry and Laboratory Management”, no Jewish General Hospital, da Universidade McGill, em Montreal, Canadá.
 
No Brasil, trabalhou no Laboratório Médico do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo; Laboratório Médico J.A.Vozza (Campinas), Laboratório de Análises Clínicas do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, onde também foi professor; e Cientificalab.
 
Desde 2012 é médico responsável pela área analítica do Laboratório Franceschi (Campinas), e, desde 2013, trabalha como médico supervisor da Central de Coleta de Materiais Biológicos do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clinicas da Unicamp.
 
Na diretoria da SBPC/ML ocupou os cargos de presidente Regional de São Paulo/Interior (2008/2009), diretor Administrativo (2010/2011) e vice-presidente nos biênios 2012/2013 e 2014/2105. Em 2006, integrou o Grupo de Trabalho do Programa de Indicadores SBPC/ML-ControlLab. Coordenou a programação científica dos congressos da SBPC/ML de 2013, 2014 e 2015, onde também atuou como palestrante em diversas atividades.
O mandato de Alex Galoro na presidência da SBPC/ML e da nova diretoria começa em 1º de janeiro de 2016.
 
 
Foto: Rodrigo Augusto 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top