ANS divulga resultados e novos indicadores de operadoras

Dados trazem avaliação de assistência médica e odontológica

Compartilhar artigo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que anualmente avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

“Com o Programa de Qualificação, o consumidor tem mais uma ferramenta para avaliar as operadoras de planos de saúde e subsidiar suas decisões no momento de contratar um plano de saúde ou de trocar de operadora. Pelo lado do mercado, trata-se de uma medida importante para a indução da melhoria de qualidade e de estímulo à concorrência”, avalia a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras. O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e 22,3 milhões de consumidores em planos exclusivamente odontológicos que compõem o setor de planos de saúde no Brasil.

Baseado na análise de indicadores definidos a partir de dados enviados periodicamente pelas operadoras à ANS, o programa avaliou a atuação de 975 operadoras, sendo 695 do segmento médico-hospitalar e 280 exclusivamente odontológicas, ao longo de 2015. Desse total, 25,9% ficaram com nota entre 0,80 e 1,00 (nota máxima) e 54,9% ficaram com nota entre 0,60 e 0,79, num total de cinco faixas que vão de 0 a 1. Confira na imagem abaixo:

DISTRIBUIÇÃO DAS OPERADORAS MÉDICO-HOSPITALARES E EXCLUSIVAMENTE ODONTOLÓGICAS POR FAIXAS DO IDSS (ANO-BASE 2015)

pizza.idss23.png

Consulte os resultados de sua operadora

Veja a lista com os resultados gerais do IDSS 2016 – ANO BASE 2015

Confira o Relatório da Qualificação das Operadoras 2016

METODOLOGIA – Como forma de manter o aprimoramento contínuo do programa e deixá-lo mais conectado às outras iniciativas de incentivo à qualidade que vêm sendo promovidas pela ANS, foi feita uma remodelagem com utilização de novos conceitos, orientados pelas atuais regras e práticas do setor de saúde suplementar e alinhados aos eixos da Agenda Regulatória da Agência e à literatura de qualidade em saúde.

A reestruturação do programa resultou em mudanças de indicadores – alguns foram inseridos, outros excluídos ou ainda remanejados entre as novas dimensões. O IDSS continua baseado em quatro dimensões, mas passa a apresentar uma nova composição e o mesmo peso para todas: 25%.

IDSS_Tabela_1.jpg

RESULTADOS –De acordo com os dados de 2015, 160 empresas (23%) de assistência médica ficaram com notas entre 0,8 e 1 ponto. Juntas, essas operadoras concentravam 21,82 milhões de beneficiários (44,27%) no ano passado. No grupo seguinte, com notas entre 0,6 e 0,79, ficaram 417 operadoras (60%) de assistência médico-hospitalar, que tinham cobertura de 24,57 milhões de clientes (49,85%) no período avaliado. Outras 19 empresas tiveram notas entre 0,40 e 0,59 e quatro pontuaram na faixa de 0 a 0,19.

Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, 93 operadoras (33,21%) alcançaram notas entre 0,8 e 1 ponto do IDSS, com base nas informações de 2015. Essas empresas concentravam 10,75 milhões de beneficiários no ano passado (69,47%). De acordo com os dados, 118 empresas (42,14%) da segmentação odontológica tiveram notas entre 0,6 e 0,79. Esse grupo concentrou 4,13 milhões de pessoas (26,68%). Duas empresas tiveram notas entre 0 e 0,19. 

NÚMERO DE OPERADORAS E BENEFICIÁRIOS, POR SEGMENTAÇÃO ASSISTENCIAL E FAIXA DO IDSS 2016 (ANO-BASE 2015)

IDSS_Tabela_jpg.png

INDICADORES SELECIONADOS –Para definir o Índice de Desempenho de cada operadora, foram analisados 29 indicadores distribuídos nas quatro dimensões. São eles: 

Dimensão: Qualidade em atenção à saúde (7 indicadores)

– Proporção de parto cesáreo;

– Taxa de internação por fratura de fêmur em idosos;

– Número de consultas médicas ambulatoriais selecionadas por beneficiário com 60 anos ou mais;

– Proporção de procedimentos preventivos em saúde bucal;

– Proporção de exodontias entre procedimentos odontológicos individuais;

– Programa de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças;

– Programa de operadoras apoiadoras.

Dimensão: Garantia de acesso (13 indicadores)

– Taxa de citopatologia cérvico-vaginal oncótica;

– Taxa de mamografia;

– Número de consultas médicas ambulatoriais por beneficiário;

– Taxa de internação hospitalar;

– Proporção de consulta médica em pronto-socorro;

– Índice de sessões de quimioterapia sistêmica por consulta médica;

– Número de consultas odontológicas iniciais por beneficiário;

– Proporção de próteses odontológicas unitárias;

– Dispersão de procedimentos e serviços básicos de saúde;

– Dispersão da rede assistencial hospitalar;

– Dispersão de serviços de urgência e emergência 24 horas;

– Dispersão da rede assistencial odontológica;

– Quantidade de beneficiários com pelo menos um hospital acreditado.

Dimensão: Sustentabilidade no mercado (5 indicadores)

– Proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano;

– Taxa de fiscalização;

– Taxa de resolutividade de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP);

– Recursos próprios;

– Disponibilidade financeira.

Dimensão: Gestão de processos e regulação (4 indicadores)

– Percentual de qualidade cadastral;

Artigos Relacionados...

Convenções Coletivas

Firmada CCT com auxiliares e técnicos de enfermagem de Santos e Região

Informe SindHosp Jurídico nº 122-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E DOS TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SANTOS, SÃO VICENTE,GUARUJÁ, CUBATÃO,

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top