Anvisa renova sistema de orientação ao viajante

Novo programa permitirá agendamento de atendimento pessoal

O sistema online de orientação e controle sanitário de viajantes Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou. Agora, quem vai para o exterior pelos portos, aeroportos e fronteiras do Brasil pode contar com informações mais dinâmicas e atualizadas para evitar riscos à saúde, informa o portal da agência. A mudança começa pela alteração do nome. Antes chamado de Sispafra, o novo site tornou-se Saúde do Viajante. A atualização do sistema possibilita acesso a links para sites externos à Anvisa, como o do Ministério da Saúde. Essa facilidade tem o objetivo de garantir acesso a diversas informações importantes para o viajante.

De acordo com o superintendente de Portos, Aeroportos e Fronteiras, Paulo Coury, o novo programa permitirá, também, o agendamento do atendimento pessoal em um Centro de Orientação do Viajante no País. "Em breve, esse recurso estará disponível para aqueles que vão para o exterior", afirmou. O sistema, explica Coury, manteve algumas informações essenciais ao viajante, como esclarecimentos sobre emissão de certificado internacional de vacinação e a entrada de produtos na bagagem. "Esperamos que, com o Saúde do Viajante, as ações e atribuições da Anvisa fiquem mais claras para o usuário", concluiu o superintendente.