Aprovado projeto que obriga plano a trocar médico que deixou convênio

Texto deve ir para sanção presidencial

Compartilhar artigo

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto de lei que obriga os planos de saúde a substituir médicos que deixaram de atender pelo convênio. Além de recontratar outro profissional com a mesma especialidade, o plano deverá avisar seus clientes sobre a troca com 30 dias de antecedência.
 
A proposta, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), já foi aprovada pelo Senado e, se não houver recurso para que seja analisada pelo plenário da Câmara, seguirá para sanção ou veto da Presidência. Se for sancionada, entrará em vigor 6 meses após a publicação.
 
O texto também torna obrigatória a existência de um contrato dos planos de saúde com os médicos, hospitais e clínicas credenciados, detalhando os valores para cada serviço prestado. Profissionais empregados pelos planos e estabelecimentos de saúde pertencentes ao próprio plano não precisarão desse contrato.
 
O objetivo, segundo informa a agência Brasil, é evitar os descredenciamentos repentinos de profissionais da saúde, clínicas, hospitais e laboratórios. Caso os reajustes dos serviços prestados não sejam feitos até o final dos meses de março, quem definirá os novos valores da prestação do serviço será a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
Decisão do STJ
 
Em 2012, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinava que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a informar individualmente aos segurados sobre descredenciamento de hospitais e médicos.
 
A Justiça julgou procedente um pedido de indenização de uma família que, ao levar um parente cardíaco à emergência de um hospital em São Paulo, foi informada no local que a instituição não era mais credenciada no plano de saúde. A família tinha escolhido o hospital justamente por já ter sido atendida no local em ocasiões anteriores.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top