Câmara Municipal de São Paulo homenageia SindHosp em sessão solene comemorativa a seus 85 anos

Compartilhar artigo

A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma sessão solene comemorativa aos 85 anos do SindHosp. A cerimônia histórica, ocorrida no Salão Nobre da casa legislativa da capital paulista, aconteceu por iniciativa do vereador Paulo Frange e homenageou o presidente em exercício do Sindicato, Francisco Balestrin. 

A solenidade reverenciou personalidades que tiveram ou têm relação importante com o SindHosp. Foram homenageados durante o evento, por ordem alfabética, César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM); Eriete Ramos Dias Teixeira, consultora jurídica do SindHosp; Giovanni Guido Cerri, presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Ludhmila Hajjar, professora titular da Disciplina de Emergências da FMUSP; Margareth Dalcolmo, membro titular da Academia nacional de Medicina; e Pedro Westphalen, deputado federal. Duas instituições com ligação relevante com o SindHosp também receberam homenagens. Foram elas Rede D’Or, na figura de Rodrigo Gavina, CEO dos hospitais do grupo, e Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), na figura de seu presidente Breno Monteiro.

Além dos homenageados, compuseram a mesa da sessão solene Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, e Luiz Zamarco, secretário municipal de Saúde de São Paulo.

Pronunciamentos

Foram feitos muitos pronunciamentos. Breno Monteiro da CNSaúde lembrou que o setor da saúde é o terceiro maior empregador do país: “Sendo 76% do sexo feminino, o que muito nos orgulha”. O deputado federal Pedro Westphalen destacou o valor da participação política das instituições sindicais: “O altruísmo político que vejo por parte de sindicatos como o SindHosp em torno das demandas da saúde faz valer cada um dos meus mandados em cargos públicos”. O secretário municipal de Saúde Luiz Zamarco enfatizou que grande parte da oferta de atendimento depende de parcerias entre os setores público e privado: “A qualidade dos serviços em saúde só recebeu reconhecimento em São Paulo por causa dessa parceria”.

Já o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, disse que acredita na ética e no trabalho do SindHosp: “Muitas das ações que estamos colocando em prática vêm de propostas formuladas pelo SindHosp. Estamos injetando 5,8 bilhões de reais na saúde de São Paulo”. O secretário Gilberto Kassab participou desse processo e diz que a saúde precisa ser o carro-chefe de qualquer governo, ao lado da educação: “A saúde evoluiu muito no país nas últimas décadas, e o SindHosp sempre esteve lá. Há 50 anos, era comum buscarmos tratamento fora do país. Hoje, as pessoas vem do exterior para se tratar no Brasil”.

A secretária Ana Estela Haddad fez questão de enaltecer a capacidade de articulação do atual presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, e falou da importância de se trabalhar de forma integrada, envolvendo SUS, rede privada e saúde suplementar: “Acreditamos em uma interoperabilidade, uma integração de dados, sempre privilegiando a jornada do paciente”. O vereador Paulo Frange mencionou em seu pronunciamento o padre Niversindo Antônio Cherubin, considerado um dos precursores da administração hospitalar no Brasil. “Além do envolvimento político com ética e transparência do SindHosp, que é mais antigo do que a própria CLT, vemos também um trabalho de busca pela excelência na administração hospitalar”.

Acontecimentos históricos

Em seu discurso, o Francisco Balestrin destacou que o SindHosp participou ou acompanhou alguns acontecimentos históricos importantes ocorridos nos últimos 85 anos. “Tivemos a criação do ministério da saúde, em 1953; o surgimento das primeiras operadoras de planos de saúde, na década de 1960; do plano nacional de imunizações, em 1973; o nascimento do Sistema Único de Saúde, o SUS, em 1988, sem sombra de dúvidas uma das maiores conquistas sociais dos brasileiros; a regulamentação dos planos de saúde; a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS; a pandemia da covid-19, e muitos outros”.

Balestrin ainda ressaltou que o SindHosp representa 51 mil estabelecimentos de saúde no estado de São Paulo, que geram cerca de 1,8 milhão de postos de trabalho e movimentam em torno de R$ 60 bilhões anualmente. “Fazemos mais de 50 negociações sindicais por ano, acompanhamos os principais projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de São Paulo, prestamos assessoria jurídica, desenvolvemos pesquisas, oferecemos dados e informações para todo o setor, temos grupos técnicos e de trabalho sobre vários temas e promovemos eventos para relacionamento e discussão de assuntos atuais e que importam à saúde brasileira. Essa atuação fez com que o SindHosp se transformasse naturalmente na ‘Casa da Saúde no Estado de São Paulo’”. No final, Balestrin quebrou o protocolo e prestou uma homenagem ao vereador Paulo Frange, que recebeu um troféu por seus préstimos à saúde.

Após a solenidade, o SindHosp realizou um coquetel de lançamento do livro “Vírus Mortal: vírus mortal: os Hospitais Privados Paulistas, o SindHosp e a pandemia da Covid-19”. Leia mais sobre o livro aqui e aqui.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top