Chioro pede maior articulação entre os sistemas de saúde

Ministro discursou na abertura do Fórum Horizontes Anahp

Compartilhar artigo

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou em 03/12 da abertura oficial dos trabalhos do Fórum Internacional Horizontes Anahp, que teve como norte o tema “Governança Clínica: o Desafio da Sustentabilidade dos Hospitais Brasileiros”.

Chioro elogiou a iniciativa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), e iniciou seu discurso relembrando o ministro Adib Jatene, que faleceu em novembro desse ano e muito contribuiu para o setor da saúde nacional.

Ele afirmou que é preciso construir um sistema nacional de saúde: “Não me refiro ao SUS, mas sim a todo o setor. [Devemos] pensar a dimensão da situação dos hospitais públicos, e também dos filantrópicos e privados, que prestam serviços ao setor público.”

Segundo o ministro, cada vez mais a participação do setor privado se torna decisiva quando se quer pensar numa maneira de qualificar o sistema nacional de saúde. “Um dos grandes problemas que temos em nosso país é que, desde a criação do SUS, há 26 anos, temos trabalhado como compartimentos estanques que não tem relação, e isso é um grande equívoco”, afirmou. “Precisamos pensar o sistema de saúde como um todo, e principalmente trabalhar nessa interface, numa agenda comum que não pode ser colocada em segundo plano. Não haverá perspectivas de avanço se o sistema público desconsiderar o papel dos estabelecimentos privados. Há a necessidade de trabalhar as redes de forma mais articulada.”

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top