Competição e pressão por metas aumentam afastamentos por doença psiquiátrica

Empresas tem se preocupado mais em ajudar seus talentos

De acordo com levantamento feito pelo Semeando Saúde, do Grupo Santa Celina, o estresse no ambiente de trabalho somado aos problemas  financeiros e de relacionamentos são as principais causas para o desenvolvimento de algum tipo de doença mental. O mundo corporativo sente diretamente o impacto da incidência das doenças mentais no ambiente de trabalho, uma vez que este fator é responsável por 10% dos afastamentos de seus colaboradores, segundo índice destacado pelo INSS.

A pesquisa foi realizada com uma empresa onde 60 profissionais apresentavam sinais sugestivos para alguma condição psiquiátrica. O estudo revelou que 37,7% dos profissionais apresentam transtornos depressivos gerais; 26,23% apresentavam ansiedade generalizada e 16,4% foram diagnosticados com transtorno de pânico.

A empresa aderiu ao programa e já completou 11 meses de atividade, com resultados positivos que refletiram na redução de sintomas de estresse, ansiedade e depressão referidos pelos beneficiários. Desta forma, hoje 58% dos profissionais estão em atividade física, o que tem demonstrado aumento na adesão aos hábitos de vida saudáveis; 53% dos profissionais aderiram aos tratamentos de apoio indicados como o psiquiátrico; 38% dos profissionais aderiram aos tratamentos de apoio indicados, como psicológico; 85% dos profissionais são acompanhados por outros profissionais, como clínicos, cardiologistas e nutricionistas.

Segundo Paulo Moretti, gerente médico do Semeando Saúde e responsável pelo programa de monitoramento, estresse no ambiente de trabalho, problemas financeiros e de relacionamentos são os principais desencadeadores das doenças. “O afastamento de profissionais por patologias psiquiátricas é reflexo do aumento da competitividade nas empresas e da crescente demanda por melhores desempenho e produtividade, isso tudo somado a um mundo em que os resultados têm de ser apresentados de imediato”, explica o médico.

A prática de atividade física é um dos itens mais incentivados.

Prevenção para reter talentos

De acordo com Moretti, “as empresas, principalmente de médio e grande porte, têm se preocupado cada vez mais com a saúde e bem-estar dos funcionários, não só pelo aspecto da produtividade, mas também como estratégia para atração e retenção de talentos, e pelo custo financeiro gerado pelo quadro da doença”.

Insônia, cansaço excessivo, irritabilidade, alterações de apetite e de humor, falta de energia, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas são alguns dos sinais que mostram que a saúde mental não está bem. “A partir do momento que se observa o problema, é preciso fazer uma reflexão sobre os motivos que originaram os sintomas e procurar logo em seguida ajuda médica”, afirmou.