Congresso de Clínicas debate os desafios para o setor

Inovação pode ser solução para crescer

José Carlos Barbério deu as boas-vindas ao público presente à 9ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde, que teve início na manhã desta quarta-feira (21), no Expo Center Norte. O evento, que ocorre simultaneamente à 21ª Hospitalar Feira e Fórum, integra a programação dos Congressos de Gestão promovidos pelo IEPAS, em parceria com o SINDHOSP, CNS e Fenaess.

Ele lembrou da missão do IEPAS, criado em 2011 para abraçar as ações educativas promovidas pelo Sindicato e pela FEHOESP. “Estamos buscando cumprir nossa missão e para nós isso é motivo de orgulho e muita responsabilidade.”

A primeira palestra do evento abordou a visão empreendedora e foi coordena pelo diretor da XHL Consultoria, Eduardo Regonha, que apresentou os desafios para o setor. “A saúde é um negócio e precisa ter rentabilidade. A instituição precisa ser perene e ter longevidade, mas não se pode descartar o aspecto social”, destacou.

Enrico De Vettori, sócio da Deloitte Consultoria, disse que as empresas precisam ser autossuficientes, mas “é preciso ter foco, separar a necessidade da urgência”. Para ele, inovar é sempre preciso. “O empreendedorismo é um estado e é preciso ser obstinado. Só com comprometimento não se chega lá”, afirmou.

A ideia é compactuada por André Pereira, sócio da IGC Partners, que disse que a palavra do momento é inovação e que não há espaço para o antigo. “Tem que estar mudando sempre. Obstinação, acreditando na ideia e indo atrás dá certo.”

Ele também comentou a importância de crescer e atrair investidores, e lembrou que um dos grandes desafios ainda para a área da saúde é a organização. “Os fundos de investimentos estão olhando para a saúde especialmente onde existe a possibilidade de consolidação. Porém, a saúde demorou um pouco para se preocupar com organização. Estar pronto para o que vem, para o futuro é fundamental, e isso só pode ocorrer com organização.”

Fotos: Leandro Godoi