Congressos de gestão abordarão temas essenciais para a saúde

Durante a Hospitalar 2015, em maio

Compartilhar artigo

A sobrevivência do sistema suplementar de saúde depende de uma revisão do modelo assistencial. E da construção de uma relação mais igualitária entre planos de saúde e seus prestadores de serviços. Observar atentamente as mudanças epidemiológicas pelas quais passa o nosso país e fazer disso uma oportunidade de negócios também está na pauta dos grandes dilemas do setor. Pois são estes, e outros assuntos igualmente importantes, que estarão na programação dos Congressos Brasileiros de Gestão em Saúde, promovidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), em parceria com a Federação e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP e SINDHOSP), e com a Confederação Nacional da Saúde (CNS) e a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).
 
Este ano serão dois eventos: o 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde e o 9º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos – este em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Ambos serão apresentados em 20 de maio, simultaneamente, durante a programação científica da Feira Hospitalar edição 2015. 
 
Um tema em comum entre os dois Congressos será o cenário tributário do país, que sofreu mudanças recentemente na Lei do Simples Nacional, e impactou as empresas. Laboratórios e clínicas, empresas que são o público-alvo dos eventos, possuem muitas dúvidas sobre qual o melhor enquadramento fiscal lhes seria mais indicado, a fim de minimizar o impacto dos tributos em suas receitas. O modelo societário mais adequado a cada tipo de atividade também é um tema de amplo interesse, e será abordando em mesa redonda. 
 
No Congresso de Laboratórios, a lei 13.003 será apresentada com destaque, em mesa redonda. “A iniciativa renovou as esperanças de prestadores de serviços de saúde, especialmente os laboratórios clínicos, que passaram a contar com a certeza da reposição financeira de seus custos, e esperam mais reconhecimento pela qualidade dos serviços que prestam. Passados alguns meses de sua publicação, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do setor laboratorial discutirão os benefícios e os impactos já ocorridos no mercado”, explica o coordenador da Comissão Executiva dos Congressos, Luiz Fernando Ferrari Neto, que é vice-presidente do SINDHOSP e diretor da FEHOESP.
 
E como a sustentabilidade da cadeia produtiva passa também pelas tendências do mercado, o Congresso de Laboratórios levará ao público uma mesa redonda dedicada a apresentar as tecnologias que estão reinventando o setor de medicina laboratorial. Sob a tutela do especialista em e-health, Guilherme Hummel, serão apresentados estudos de casos sobre tecnologias emergentes, telehealth e cloud computing, home healthcare delivery, personalization e devicelization. 
 
O gerenciamento de talentos vem na sequência da programação, apresentando uma visão inovadora sobre a relação da produtividade das empresas e o talento humano. “Sabemos que o Brasil está cada vez mais com dificuldades de formar e reter mão de obra especializada e por isso o medo de um apagão neste setor faz as empresas repensarem a forma de estruturar e reter seus talentos. É neste contexto que vamos discutir como uma pequena e média empresa pode fazer uso de ferramentas e processos para mitigar este problema, bem como o que associações de classe estão criando para apoiar as organizações nesse sentido”, informa Ferrari Neto.
 
O marketing digital, ferramenta cada vez mais essencial para a fidelização de clientes, será tema de uma das palestras do Congresso de Clínicas. Assim como o choque de geração, tão presente no dia a dia das empresas atualmente, e a geração de distraídos – formada pelo mundo mobile e sua hiperconectividade.
 
O IEPAS na Feira
 
Este ano, o Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde terá um estande de 88 m², dedicado á realização de workshops sobre temas variados, de interesse dos frequentadores da Hospitalar. O espaço estará localizado estrategicamente no espaço “Hospitais Lounge”, e contará com uma estrutura de recepção para visitantes que queiram conhecer melhor o trabalho das entidades envolvidas. As inscrições para os workshops poderão ser feitas no local, conforme disponibilidade de vagas. 
 
Serviço: 
 
Toda a programação e os detalhes dos eventos – workshops e Congressos de Gestão – estão em fase de elaboração. Acompanhe as informações no site do IEPAS, www.iepas.org.br e cadastre-se para receber as newsletters do SINDHOSP, no site www.sindhosp.com.br
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top