CVE lança cartilha para alerta de sarampo

Documento atualizada situação epidemiológica

Compartilhar artigo

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de lançar o Alerta Sarampo tendo, entre os principais objetivos, atualizar profissionais da saúde sobre a doença e informar pessoas que irão se deslocar para áreas onde está ocorrendo a transmissão.
 
Em 2013, o Brasil registrou 201 casos de sarampo (dados de 18 de fevereiro de 2014), número quase 5 vezes maior que aquele notificado no último surto em território nacional no ano de 2011, quando 42 casos foram confirmados e, em 2012, quando apenas 2 casos foram reportados.
 
Os casos se distribuíram nos seguintes estados: São Paulo (05), Minas Gerais (02), Santa Catarina (01), Distrito federal (01), Pernambuco (181), Paraíba (09) e Ceará (1).
 
Até dezembro de 2013, cinco casos de sarampo foram confirmados no Estado de São Paulo (ESP). Todos eles apresentaram histórico de viagem recente ao exterior, e houve transmissão intrafamiliar em duas oportunidades. Estes casos ocorreram em indivíduos com idades entre 14 e 60 anos de idade, sendo três deles vacinados, mas com apenas uma dose válida. O último caso de sarampo no ESP teve data de início do exantema em 19 de maio de 2013.
 
Acompanhe o documento com a atualização da situação epidemiológica até este mês de fevereiro de 2014 e a indicação de medidas de controle para evitar a propagação da doença.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top