Delboni oferece testes rápidos para urgências

Resultados dos laudos saem em até 30 minutos

O laboratório Delboni Medicina Diagnóstica está oferecendo exames laboratoriais com laudos emitidos em até 30 minutos para exames como hemograma, teste de HIV, teste de gravidez, tempo de protombina, Glicose, perfil lipídico completo, EAS, vírus sincicial respiratório, pesquisa de estreptococo do grupo A rotavirus e NS1 para dengue.

Segundo a empresa, o serviço Delboni Testes Rápidos tem o objetivo de "otimizar processos emergenciais" para auxiliar na tomada de decisão rápida do médico, reduzindo o tempo de internação e, em alguns casos, morbidade e mortalidade. Inicialmente, o serviço está disponível na unidade Jardim Sul (Rua Jandiatuba, 566, no Bairro Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo).

Segundo Lorena Faro, médica e superintendente de hospitais do Delboni, a rapidez do laudo se deve a fatores como a portabilidade dos equipamentos, menor tempo de processamento da amostra e à não necessidade de centrifugação. “Além disso, como os testes são processados na própria unidade, não há perda de tempo com transporte de material para núcleos técnicos de processamento de exames de análises clínicas”, afirma. A empresa informa que a experiência com testes rápidos se deve à atuação nos Hospitais Vitória, Nove de Julho, Hospital Santa Paula, Paulistano, Hospital das Américas entre outros.

Alguns desses exames funcionam a partir da chamada coleta de ponta de dedo, utilizando tecnologia e metodologias de última geração. “O Delboni Testes Rápidos é um serviço de grande importância para a definição da conduta médica nos casos em que a rapidez no diagnóstico faz muita diferença, como no atendimento a pacientes pediátricos e oncológicos”, explica a médica. Para ilustrar, ela exemplifica de casos em que a criança está com dor de garganta e realiza o teste rápido no laboratório, o que permite ao médico prescrever a medicação com agilidade, reduzindo o tempo de sofrimento. Outro caso são pacientes que necessitam submeter-se a quimioterapia e precisam saber sobre o índice de plaquetas ou risco de desenvolverem trombose. “São casos onde é evidente a importância de o laudo ser emitido rapidamente”, afirma a médica.