O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, participou, no dia 9 de fevereiro, na sede da FESAÚDE e do SindHosp, na Capital paulista, do Diálogos da Saúde. Trata-se de um espaço de interlocução entre representantes do ecossistema da saúde e postulantes a cargos no Executivo nacional e estadual. Os encontros visam promover a discussão de temas estratégicos para o setor, contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes e ampliar soluções que gerem benefícios concretos para a sociedade.

“Nas eleições de 2022 e 2024, convidamos para o debate candidatos a governador e a prefeito, respectivamente. Este ano, conversamos inicialmente com pré-candidatos à Presidência da República, mas também receberemos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo. Dessa forma, a FESAÚDE e o SindHosp qualificam o debate político e aproximam profissionais, gestores e empreendedores da saúde dos tomadores de decisão política”, destacou o presidente da FESAÚDE e do SindHosp, Francisco Balestrin, responsável pela mediação do evento.
O Diálogos da Saúde com Ronaldo Caiado reuniu várias lideranças e políticos, como o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab; os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Marcelo Queiroga; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMC), César Eduardo; o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro; a diretora executiva do Grupo Dasa e conselheira do SindHosp, Cláudia Cohn; o presidente do Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto e Região (SindRibeirão), Yussif Ali Mere Jr; o presidente do Comitê de Saúde da Fiesp, Ruy Baumer; o médico e membro da Academia Nacional de Medicina, Raul Cutait, entre outros.

“Sou médico ortopedista, especializado em cirurgia da coluna e já fui proprietário de hospital. Portanto, conheço muito bem a realidade e as dificuldades da saúde”, afirmou Ronaldo Caiado. Durante sua explanação, o pré-candidato defendeu a atenção primária como essencial para a obtenção de bons indicadores em saúde; mais parcerias com a iniciativa privada para o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS); a regionalização; e criticou com veemência a atual formação médica. “Este ano 50 mil novos médicos serão formados, muitos sem condições de exercer a medicina. Temos 494 faculdades de medicina no país, muitas com qualidade zero de formação. Esses cursos precisam ser avaliados para que sejam impedidos de continuar funcionando”, defendeu.
O pré-candidato elogiou o Boletim Infográficos Saúde (BIS) Hospitais e SADT, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC) do SindHosp e que está à disposição dos estabelecimentos de saúde associados e contribuintes dos sindicatos que compõem a FESAÚDE. “Eu quero, com a ajuda desse banco de dados, poder levar a todo o país as conclusões de diretrizes que precisamos implementar em cada região”, disse Ronaldo Caiado. Ele também teceu muito elogios à Tabela SUS Paulista. “Trata-se de uma iniciativa que precisa ser reconhecida, aplaudida e copiada por outros Estados”.
Política
Ronaldo Caiado é goiano, nascido em Anápolis. Foi deputado federal por cinco mandatos, senador e é o primeiro governador eleito e reeleito em primeiro turno da história de Goiás (2018 e 2022). Deixou recentemente o União Brasil e se filiou ao PSD, que possui outros dois governadores pré-candidatos à Presidência da República: Ratinho Jr (PR) e Eduardo Leite (RS). “No dia 15 de abril, o PSD escolherá o seu candidato e aquele que for escolhido terá o apoio dos demais. Isso já está acordado entre nós. Tenho certeza de que será um candidato extremamente competitivo”, acredita Caiado.

“Eu quero entrar em campo. Se me deixarem jogar podem ter certeza de que não decepcionarei”. Francisco Balestrin lembrou que um rei morre na cama ou em um campo de batalha. “O senhor, com certeza, por tudo o que apresentou hoje aqui, estará em um campo de batalha”, finalizou o presidente da FESAÚDE e do SindHosp.
Acompanhe abaixo a íntegra do Diálogos da Saúde com Ronaldo Caiado:





