Disponibilidade de leitos no país está aquém do índice da OMS

Segundo entidade, ideal é de 3 a 5 leitos por mil habitantes

A disponibilidade de leitos por mil habitantes no Brasil está aquém da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os últimos levantamentos datam de 2009, mas mostram que a oferta corresponde a uma média de 2,4 leitos – considerando a oferta de leitos disponíveis pelo SUS (2,1 para 1000 habitantes) e os dos hospitais privados (2,6/ 1000 beneficiários de planos de saúde). O índice – apresentado no Painel Saúde em Números, relatório semestral elaborada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) -, não atinge o índice preconizado pela OMS, de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes.

Em países como Japão e Alemanha, por exemplo, a média é de 13,7 e 8,2 leitos para 1000 habitantes, respectivamente – enquanto os Estados Unidos oferecem 3 leitos/ 1000 hab. O levantamento ainda mostra que o Brasil também se mantém abaixo em termos de número médio de leitos por hospitais, com 71 leitos por hospital – ante 161, nos Estados Unidos e 119, no Japão.

O Painel Saúde em Números, da Anahp, consolida em um único documento dados de diversas fontes, tais como Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA).