Em parceria, SINDHOSP promove workshop LOINC Brasil

Evento visa desmistificar terminologias

O SINDHOSP , em parceria com o Instituto HL7 Brasil, a ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), o SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial) estão promovendo o WORKSHOP LOINC BRASIL – “Uma Grande Conquista” quando será lançando a versão final em português do LOINC, um padrão internacional de terminologia para procedimentos de diagnostico laboratorial, de imagem médica e de observações clínicas, totalizando 70 mil termos.

Este foi um trabalho voluntário e colaborativo realizado ao longo de 7 anos, por diversos grupos de trabalho de várias Instituições públicas (Ministério da Saúde, DATASUS, ANS,  Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) e privadas (DASA, FLEURY, Hospital Albert Einstein) e Sociedades e Associações (ABRAMED, SBPC, SBR, HL7 BRASIL), além de pesquisadores individuais.

A fim de estimular a interoperabilidade do LOINC-BR com os padrões nacionais (TUSS, SUS, AMB) foi desenvolvido um sistema de mapeamento e referenciamento – SISTEMA LOINC-BR – permitindo do forma ágil a obtenção do relacionamento dos termos afins, incluindo as sinonímias.

Adicionalmente, este sistema permitirá a manutenção, a atualização e a evolução da terminologia em língua portuguesa, através de um conselho de notáveis, mantendo-o perene e ativo.

Para informações de programação e inscrições, clique aqui.