Estado libera mamografia sem receita

Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
A partir do dia 17 de fevereiro, mulheres de 50 a 69 anos não precisarão mais de pedido médico para realizar a mamografia em 300 unidades de saúde da rede estadual de São Paulo. No mês de aniversário, a paciente poderá procurar um dos hospitais, ambulatórios ou clínicas participantes do programa ou ligar para uma central telefônica e agendar o exame sem a necessidade de consultar um médico previamente.
 
O programa será anunciado pelo governo do Estado nesta quarta-feira, 5, Dia Nacional da Mamografia. Segundo o secretário de Estado da Saúde, David Uip, a ideia é “desburocratizar” o processo de marcação do exame e ampliar o acesso à detecção precoce do câncer de mama.
 
“Depois de feito o exame, a avaliação do resultado será feita online, em 48 horas, por uma equipe a distância. Caso haja suspeita de câncer de mama, a mulher será encaminhada para ultrassom e biópsia e, em seguida, para o tratamento. Hoje, ela precisaria passar três vezes pelo médico para chegar a essa etapa”, afirma.
 
Questionado se as unidades darão conta de atender a demanda, o secretário afirmou que a separação das mulheres pelo mês de aniversário vai facilitar a organização da fila e propiciar que as pacientes sejam atendidas rapidamente. “Nós é que vamos regular a fila e fazer os encaminhamentos. Queremos acabar com o doente itinerante, que tem de ficar responsável por todo o processo de agendamento a cada consulta”, disse.
 
Carretas
 
O secretário e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregaram em Diadema (Grande São Paulo), a segunda carreta equipada com mamógrafo. A primeira foi aberta no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Nas carretas, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar o exame sem fazer o agendamento.
 
Até o final de fevereiro, o governo promete entregar outros dois caminhões do tipo: em Santo André (ABC) e em Bauru, no interior de São Paulo. O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 57 mil mulheres terão o diagnóstico da doença neste ano em todo o País. 
 
Exames Gratuitos
 
Mulheres interessadas em fazer mamografia gratuitamente, o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) promove no sábado (8 de fevereiro) um mutirão para realização do exame no HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo (SP).
 
O exame será oferecido das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. Com o mutirão, o hospital informou que pretende incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença ocorre por alterações genéticas em determinados conjuntos de células.
 
Serviço
 
Endereço: Avenida Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo, SP
Quando: Sábado (8 de fevereiro) – 8h às 18h

Outras postagens

Rolar para cima