SindHosp
Responderemos o mais breve possível.
SindHosp
Olá, Você tem alguma dúvida? Entre em contato conosco via WhatsApp!
11:38
Começar!

Exames, estilo de vida saudável: Mês de conscientização sobre câncer de mama

Período marca ações de prevenção para o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres

Compartilhar artigo

Cuidar da saúde deve ser uma prática diária para todos, mas neste mês ganha destaque o movimento Outubro Rosa, criado para destacar ações de prevenção ao câncer de mama, tipo de neoplasia que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, ele corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. 

O movimento internacional de conscientização foi criado no início da década de 1.990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e é celebrado anualmente para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

Esse tipo de câncer é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Trata-se de um processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor. 

Por causa de múltiplos fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis, o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível. Mas, em linhas gerais, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis:

– praticar atividade física;
– alimentar-se de forma saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– amamentar;
– evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Saiba mais AQUI

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido