Federação acompanha grupo técnico sobre modelos de remuneração

Assunto está sendo debatido na ANS

Os departamentos de Assistência à Saúde e Jurídico da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) estiveram no Rio de Janeiro, em 14 de setembro, para participar da primeira reunião do Grupo Técnico de Remuneração, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ideia do grupo, segundo a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, é debater os novos modelos de pagamento aos prestadores de serviços da saúde suplementar. “A proposta é discutir o tema remuneração de forma mais aprofundada, com foco na sustentabilidade do setor. O modelo diferenciado de remuneração só pode existir se tivermos um novo modelo de assistência. O debate de qualidade é diretamente ligado ao debate de remuneração”, afirmou.

Ainda segundo ela, a agência não possui poder regulatório para alterar o modelo existente, mas pode induzir a mudança por meio de novas resoluções.

Dois cases foram apresentados aos participantes: o da Unimed BH e da RioSaúde. Na Unimed, um programa de certificação foi implantado em toda a rede prestadora, além de um projeto chamado “Selo de Excelência Assistencial”. Já a RioSaúde é uma empresa pública com capital 100% da Prefeitura do Rio, que implantou remuneração variável meritocrática e avaliação de desempenho formal e individual dos médicos.

O Grupo Técnico de Remuneração é aberto a participação dos interessados e deve durar cerca de três meses. Saiba mais em http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/3495-ans-cria-grupo-tecnico-para-debater-modelos-de-remuneracao

Acompanhe em nosso site as informações sobre as reuniões.