FEHOESP e SINDHOSP apoiam a exposição A Saúde no Brasil Colonial

Mostra vai até 25 de junho no Museu da Saúde, em São Paulo

Foi inaugurada no dia 6 de abril a exposição "A Saúde no Brasil Colonial", no Museu da Saúde Pública Emílio Ribas, em São Paulo. Estiveram presentes na inauguração o presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr.; o vice-presidente do Sindicato e diretor da Federação, Luiz Fernando Ferrari Neto; o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério; e o gestor do Instituto, Marcelo Gratão.

A mostra é baseada no livro A Saúde no Brasil, da historiadora Sônia Maria de Freitas, patrocinado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e lançado no ano passado durante a Feira+Fórum Hospitalar 2014. Dividida em cinco módulos (Choque Entre Dois Mundos; O Novo Mundo; A Assistência por Fé: As Primeiras Instituições Hospitalares do Brasil; A Influência dos Jesuítas; e Contribuições Africanas), a exposição conta com paineis que, por meio de textos e imagens, mostram as práticas da saúde tratadas do ponto de vista institucional, bem como a forma como são praticadas pela sociedade.

Atualmente, o Musa também abriga a mostra "As Grandes Epidemias", realizada pelo Instituto Butantan e pela Fapesp. O museu é mantido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em cooperação com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, vinculado ao Instituto Butantan da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O SINDHOSP e a FEHOESP apoiaram a realização da mostra.

Sobre o Musa
O Museu da Saúde Pública Emílio Ribas fica instalado numa construção grandiosa do bairro do Bom Retiro, que por décadas abrigou o Desinfectório Central de São Paulo, prédio inaugurado em 1893 para realizar funções do serviço sanitário, tal como remoção de doentes para hospitais de isolamento, remoção de cadáveres de pessoas vitimadas por doenças infectocontagiosas e combate a epidemias.

A ideia do museu, surgido em 2013, é registrar fatos, coletar acervos, reunir bens culturais e preservar a história da Saúde brasileira. O Musa é uma iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano e de parceiros, como a FEHOESP, que apoiou a realização da exposição.

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Rua Tenente Pena, 100