FEHOESP e SINDHOSP apoiam reivindicações da Tabela SUS

Diretores se reúnem com camiseta em prol do movimento

Conhecido problema dos laboratórios clínicos e entidades filantrópicas, a Tabela SUS está novamente em pauta no ano de 2014, no tradicional Manifesto Nacional em Prol do Laboratório Clínico. Em reunião  realizada em 10 de julho, os diretores da FEHOESP, do SINDHOSP e seus demais sindicatos afiliados, se manifestaram publicamente contra a falta de reajuste dos valores pagos por procedimentos, vestindo a camiseta oficial do evento. As entidades também estão realizando a distribuição de materiais (camisetas e panfletos) aos laboratórios que decidirem aderir ao movimento.

Durante o 58º Congresso Nacional de Municípios, que ocorreu em março deste ano, e também na recente 21ª edição da Hospitalar Feira e Fórum, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que pretende acabar com a tabela do SUS e criar um novo mecanismo de financiamento para uma área tão prioritária, como a saúde pública.  No entanto, nenhuma proposta foi apresentada até o momento. "Ouvimos falar muito que a tabela do SUS está desatualizada. Pretendo, como ministro, acabar com essa tabela, mudar o processo de financiamento e da transferência de recursos feita atualmente", disse. E exemplificou: "Não (substituir) pelo que paga mais, mas com pacotes de cuidados, para saber qual o custo para cuidar de um hipertenso e financiar adequadamente para garantir o procedimento ao paciente. A mudança dessa lógica é fundamental”.

A defasagem da tabela impõe déficit em mais de dois mil procedimentos de exames laboratoriais, dos quais apenas três ou quatro foram reajustados nos últimos anos, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Como exemplo, por um exame de glicose é pago atualmente apenas R$ 1,85. Já por um parasitológico de fezes, R$ 1,65. Esses valores sequer cobrem as despesas para sua realização. As entidades afirmam que muitos laboratórios vêm fechando com a falta de reajuste.

Entre os dias 1 e 4 de junho, acontece, em Porto Alegre, o 41° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, onde novamente as entidades se reúnem a fim de chamar a atenção de parlamentares e da mídia para as reivindicações das necessidades prementes dos laboratórios.

Esta luta é de todos nós. Por isso, o convidamos para participar do Manifesto Nacional em Prol do Laboratório Clínico junto com a gente. Para solicitar o material de divulgação, preencha corretamente o formulário de solicitação a seguir e aguarde o envio.

Para mais informações sobre os valores pagos pelo SUS para os exames laboratoriais, clique aqui

Para solicitar o material de apoio da campanha, preencha o formulário aqui