FEHOESP e SINDHOSP assinam contrato para pesquisas com IBPT

Dois estudos tributários foram encomendados

A FEHOESP e o SINDHOSP assinaram parceria com o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, para o desenvolvimento de trabalhos que impactam diretamente o setor prestador de serviços em saúde.

Foram contratados dois estudos tributários. O primeiro terá abrangência nacional e avaliará o impacto do aumento da alíquota do PIS e Cofins para o setor de serviços, como vem cogitando o governo.

A Federação já havia se posicionado oficialmente em 2015 contra um possível aumento, quando participou do movimento que alertou os presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal a respeito das consequências negativas da medida para o setor empresarial.

Agora, a pesquisa contratada será a primeira a mensurar os resultados do aumento tributário para a área da saúde. Será analisado o esgotamento da capacidade contributiva das empresas, elaborando possíveis cenários para o setor.

O outro estudo encomendado junto ao IBPT deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2016 e trará uma radiografia do setor prestador de serviços em saúde no Estado de São Paulo. Serão analisados dados dos últimos cinco anos em relação a faturamento, empregabilidade, quantidade de empresas, massa salarial, arrecadação federal, e dados econômicos detalhados das empresas do segmento.

O IBPT é responsável, por exemplo, pelo Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, e pelo cálculo de tributos no valor das mercadorias vendidas e que é exibido nas notas fiscais.