Fundação Pró-Sangue implementa aplicativo para contatar doadores

Entre utilidades, app exibe estoque em tempo real

Aplicativo (app) que cria uma rede de doadores de sangue, chamado Hemoliga, foi implementado pela Fundação Pró-Sangue no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Totalmente desenvolvido no Rio Grande do Norte, o aplicativo, que foi cedido sem custos, exibe o estoque do hemocentro em tempo real, avisando ao doador sobre a sua próxima doação e quando precisa de seu tipo sanguíneo, além de trazer informações sobre os pré-requisitos e as regras para doação.

Desde abril, o app está em pleno funcionamento no Hemonorte, que foi o primeiro hemocentro do País a aderir ao sistema. O Hemoliga é um projeto desenvolvido no estado por quatro doadores: os analistas de sistemas Arlindo Rodrigues e Fred Santos e os administradores Thiago Azevedo e Thiago Luccas, sócios da empresa de tecnologia 2TAF, que idealizaram o projeto com o intuito de contribuir para o aumento do número de doadores e a frequência dessas doações.

De acordo com Thiago Lucas, a parceria com a Fundação Pró-Sangue é um passo importante para a disseminação do Hemoliga pelos hemocentros do País. “A Fundação Pró-sangue é o hemocentro referência na América Latina, responsável por mais de mais de 30% do sangue disponibilizado na Região Metropolitana de São Paulo. Com a demanda crescente, os estoques de sangue da Fundação precisam estar sempre bem abastecidos, e esperamos dar nossa contribuição para que as doações aumentem”, destaca.

Na avaliação do diretor presidente da Fundação Pró-Sangue, Vicente Odone Filho, junto com os celulares, os aplicativos vieram para ficar e estão mudando a rotina das pessoas, inclusive no que diz respeito ao hábito de doar sangue.

O aplicativo para celulares e tablets já está com versões disponíveis para os sistemas IOS e Android. O download é gratuito e as atualizações serão automáticas. Para quem não tem acesso à internet em dispositivos móveis, também poderá acessar ao aplicativo via computador, por meio do site Hemoliga.

Além do site e aplicativo, a Hemoliga também oferece informações para doadores de sangue, através das redes sociais: Projeto Hemoliga (Facebook) e Hemoliga (Twitter e Instagram).

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site da Pró-Sangue, no twitter @pro_sangue ou no facebook/prosangue.