Governo de SP cria site para receber denúncias de focos do Aedes aegypti

Alertas serão direcionados aos gestores dos municípios paulistas

Paulistas poderão denunciar focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti em mapa interativo. O site será lançado na próxima segunda-feira (1°).

Os alertas serão direcionados aos gestores dos municípios paulistas, em ações de combate ao mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya.

Os registros também serão acompanhados por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, criada em 2015 para monitorar a presença do Aedes aegypti no Estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

O site também permitirá o acesso a videoaulas com orientações e instruções relacionadas ao mosquito transmissor, à prevenção e proteção contra as doenças transmitidas pelo Aedes.

MUTIRÃO DE COMBATE

Neste final de semana (30 e 31 de janeiro), haverá um mutirão de combate ao Aedes no Estado de São Paulo. A campanha "Todos Juntos Contra o Aedes aegypti" abrangerá 250 municípios do estado, com participação de cerca de 15 mil pessoas.

Soldados do Exército também começarão a atuar durante a semana, desde o sábado (30) em municípios considerados prioritários.

No domingo (31) também haverá ações em parques da capital e Grande São Paulo. Participarão da ação os parques Villa-Lobos, Jequitibá, Juventude, Água Branca, Belém, Pomar Urbano, Alberto Löfgren, Candido Portinari e Guarapiranga, em São Paulo o Gabriel Chucre, em Carapicuíba e o Chácara da Baronesa, em Santo André.