GRHosp debate alteração nas leis dos planos de saúde

Portaria 768/14 também foi destaque da reunião

Compartilhar artigo

Na manhã de quarta-feira, 16 de julho, foi realizada a reunião mensal do Grupo de Recursos Humanos do Sindicato (GRHosp). Coordenado pelo consultor de Gestão Empresarial, Nelson Alvarez, o encontro debate os principais temas que afetam a atividades cotidianas dos profissionais de RH das empresas de saúde.
 
Um dos principais pontos do debate foi sobre a lei a 13.003/14, que altera a Lei dos Planos de Saúde (nº 9.656/98), e trata da contratualização entre operadoras e prestadores. De acordo com as novas regras, os médicos contratados, referenciados ou credenciados aos planos de saúde terão reajuste anual. O percentual deverá ser estabelecido nos primeiros 90 dias de cada ano. Vencido este prazo, que é improrrogável, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definirá o índice de reajuste. Além disso, a lei 13.003/14 determina o estabelecimento de contratos escritos entre as operadoras e os prestados de serviço, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, contendo cláusulas claras sobre todos os serviços contratados, definição de valores, critérios, forma e periodicidade de reajuste, e prazos para faturamento e pagamentos dos serviços prestados.
 
A portaria 768/14, que trata da obrigatoriedade de informar o Ministério do Trabalho e Emprego sobre a adminssão de novo empregado, também foi ponto de debate. A partir de 02 de agosto será necessário informar também, por meio do Caged, quando o trabalhador estiver requerendo ou em percepção do benefício Seguro-Desemprego, além disso, o empregador precisa informar no Caged a data do registro do empregado, quando o mesmo decorrer de ação fiscal conduzida por Auditor-Fiscal do Trabalho. O grupo trabalha na busca de alternativas a nova portaria, uma vez que o sistema Caged não permite consultas por parte do empregador. Aguarda-se um posicionamento oficial do MTE a respeito.
 
Outros temas abordados foram a portaria 589/14 – notificação de doenças e acid. trabalho; lei complementar 146 – 25/6/14 – estabilidade provisória – falecimento gestante; súmula 443 – dispensa empregado portador de doença grave; PL 6.070/13 – parcelamento de férias coletivas; autorização para funcionamento/trabalho em dias de folga e súmula 277/TST.
 

Artigos Relacionados...

Convenções Coletivas

SindHosp e Sindicato dos Nutricionistas firmam CCT

O SindHosp e o Sindicato dos Nutricionistas no Estado de São Paulo firmaram Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência de 1º de julho de 2024 a 30 de junho

Artigos

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela consultoria Gallup, especializada em análise

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top