GRHosp discute cenário econômico

Previsão é que 2014 seja um ano de desafios

“2014 vai ser um ano agitado, em todos os sentidos.” Foi assim que o consultor em Gestão Empresarial e coordenador do Grupo de RH do SINDHOSP (GRHosp), Nelson Alvarez, começou o primeiro encontro do ano, realizado no dia 19 de fevereiro, na sede do Sindicato, em São Paulo. “Teremos muitos feriados, Copa do Mundo, eleições e o cenário econômico não vislumbra muitas mudanças e nem um crescimento considerável. As empresas e seus gestores terão que estar atentos, e isso também vale para o setor da saúde”, alertou Alvarez.

Para o gerente de Gestão de Pessoas do Hospital Cruz Azul de São Paulo, Marcos de Jesus Silveira, o cenário econômico brasileiro não acena para nenhuma tragédia, mas há uma incerteza muito grande em torno da economia nacional, que tem gerado estimativas pessimistas. “Temos um problema de oferta e o índice de endividamento da família brasileira está em 45%. O consumo interno precisa ser menor. Diante disso, o quadro ainda não é desastroso, mas as limitações para que o crescimento vigore são cada vez maiores”, disse ao comentar a pesquisa Cenário Brasil, feita pela Pezco Microanalysis, uma consultoria econômica interdisciplinar.

Um dos principais reflexos desse cenário deve ser sentido no mercado de trabalho. Silveira disse que houve uma desaceleração da geração de empregos, diminuição do índice de ajustes salariais e o desemprego está parando de cair. “O ritmo de contratação está em estagnação nas indústrias, na construção civil e começa a chegar ao comércio. Além disso, ainda há a falta de profissionais qualificados, inclusive na saúde. Há oferta, mas com pouca qualificação”, destacou.

Alvarez também comentou que para a área de Recursos Humanos 2014 será um ano com muitos desafios e que o cenário conturbado da economia deve refletir nas negociações coletivas. “Um ano pouco produtivo, com crescimento próximo de zero vai ser complicado. O RH terá que sair da postura de reclamante e propor ações efetivas.”

Considerado um dos percalços para a área, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) também foi abordado no primeiro encontro do GRHosp. Os presentes à reunião comentaram sobre as propostas das empresas para ajudar na gestão da mensageria (troca de informações) e como estão fazendo o levantamento de dados.

Outros assuntos também foram discutidos, como a jornada de 12×36 horas para os profissionais de saúde, pacificada pela súmula nº 444 do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o projeto de lei (PL) 2.295/2000, que reduz a jornada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas semanais, que está em tramitação no Congresso Nacional; contrato de experiência de 90 dias – afastamento por doença; e os temas para as próximos reuniões.

Veja a ata da reunião clicando aqui.

O próximo encontro do GRHosp será dia 19 de março na sede do SINDHOSP.