Grupo Técnico de Saúde discute Qualidade Assistencial 

qualidade assistencial
Participação de médicos é apontada como peça-chave nos debates sobre o tema

Compartilhar artigo

O SindHosp deu início aos encontros do Grupo Técnico Qualidade Assistencial, um GT criado para auxiliar gestores médicos, corpo clínico, equipes assistenciais e de enfermagem e disseminar o uso das melhores práticas, fomentando resultados assistenciais de excelência. 

Com coordenação de Helidea Lima, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, o novo grupo reuniu mais de 40 profissionais na modalidade on-line, pela plataforma Zoom, em 18 de abril.

Nesse primeiro contato, o Sindicato convidou João de Lucena Gonçalves, da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina, para falar sobre os 10 Anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente e comentar os tópicos:

  • A importância da Qualidade na Segurança do Paciente;
  • A segurança dentro da qualidade.

“O sistema de saúde precisa ser remodelado para prover segurança no cuidado. Toda a cadeia deve ser envolvida nesse processo de prevenção para evitar erros médicos e eventos adversos”. 

“Os incidentes sem lesão e os ‘quase erros’ são alertas de que o sistema precisa ser analisado para identificar falhas de barreira”.

“O trabalho isolado não transforma o sistema”, afirmou o especialista.

Entre as reflexões, a coordenadora do GT considera que há um longo trajeto a ser percorrido para alcançar as metas do Programa.

“Temos muito o que melhorar, notificações, análises… se não fizermos nada, a chance de repetir é total, por isso precisamos implantar as metas e enfrentar os desafios”, disse, reiterando que as mudanças necessárias ao sistema só vão acontecer quando o médico estiver incluso na discussão de qualidade e segurança. 

“Porque o médico é tomador de decisão e é assim que vamos conseguir implementar as barreiras necessárias”.

Helidea reforçou também a importância de criar uma cultura de segurança na organização e empoderar a equipe, para que todos estejam atentos e se manifestem ao identificarem a mínima possibilidade de insegurança.

Nossas reuniões de Grupo Técnico são mensais, gratuitas e abertas às perguntas ao vivo. Cadastre-se aqui e faça parte dessa nova rede de networking, debates e conhecimentos sobre a qualidade assistencial na saúde. 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top