Hospital Heliópolis digitaliza prontuários científicos com sistema da FEI

Software atende processos do Centro de Pesquisas em Pescoço e Cabeça

Suscetíveis ao desgaste do tempo e expostos a riscos diversos, os cerca de vinte mil prontuários de pacientes atendidos desde 1977 pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo, serão digitalizados. Os arquivos pertencem ao Centro de Pesquisas em Pescoço e Cabeça da entidade e são utilizados para pesquisas médicas, inclusive por alunos de mestrado e doutorado.

O sistema, desenvolvido pelo Centro Universitário da FEI, contou com parceria da empresa Volans Informática e financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP (Agência Brasileira da Inovação). Após análises das tarefas dos médicos, o software, disponível para tablets e outros dispositivos móveis, visa atender os processos específicos de um centro de pesquisa. “É positivo poder desenvolver projetos como esse, que tem foco social e que colabora com pesquisas médicas, visando, futuramente, promover a obtenção de diagnósticos mais precisos e mais agilidade no atendimento aos pacientes”, diz o professor Plínio de Aquino, de Ciência da Computação, do Centro Universitário da FEI, em comunicado.

Além dos prontuários antigos, a digitalização também vale para os novos. “Com o software em funcionamento, os médicos poderão acessar informações e registrar novos dados. Dessa forma, teremos uma grande contribuição científica: uma base de dados que permite análise estatística e a segmentação de pacientes a partir de características comuns”, explica o professor Aquino.

O Centro de Pesquisas em Pescoço e Cabeça do Hospital Heliópolis atende cerca de 600 pacientes por mês, e conta com aproximadamente 30 profissionais, que serão beneficiados pelo projeto. Segundo pesquisador do hospital, Otávio Curioni, trará “mais qualidade nos registros, ganho real de tempo, diminuição burocrática e facilidade na busca de informações, tanto clínicas quanto de pesquisa. Todas as pesquisas serão favorecidas, inclusive as de medicina biomolecular”.

A implementação do sistema teve início em 2011, com conclusão prevista para abril de 2014. Até a finalização, ainda serão feitos testes de usabilidade, para que os médicos possam avaliar melhorias no acesso a prontuários e exames, bem como no uso da análise estatística e na eficiência do atendimento aos pacientes. Os testes de usabilidade serão realizados pelo Laboratório de Usabilidade do IPEI – Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais, do Centro Universitário da FEI. Depois da avaliação dos usuários, o sistema poderá ser implementado em outros serviços do Hospital Heliópolis e em outros hospitais.