O Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (HU-Unifesp), reinaugurou a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) após uma reforma que melhorou a estrutura, se adaptando às normas da vigilância sanitária. O espaço terá nove leitos, sala de isolamento respiratório, equipe multiprofissional formada por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e nutricionistas.
A unidade presta assistência e ensino em residência médica e atende, em média, entre 30 e 35 internações por mês, com 400 atendimentos por ano em casos clínicos e cirúrgicos, além de patologias e clínicas de grande complexidade, cardiologia, neurologia e transplantes hepáticos regularmente. Nilton Ferraro Oliveira, gestor da UTI, diz que, com a reforma, a unidade terá capacidade e ganho real em qualidade para atender de 15% a 20% de novos pacientes.
Criada em 1986, a UTI Pediátrica do HSP formou 230 intensivistas, cerca de 20% dos especialistas do País, segundo Oliveira.