Hospitalar promove coquetel e lança programação do CISS

Representantes do IEPAS, FEHOESP e SINDHOSP estiveram presentes

Compartilhar artigo

A equipe da Hospitalar, da UBM Brazil e os dirigentes dos principais hospitais e associações da área de saúde brasileira se reuniram na primeira semana de abril em um coquetel de lançamento do CISS17 – Congresso Internacional de Serviços de Saúde. Debatendo “Segurança do paciente: a nova fronteira de qualidade dos sistemas e dos serviços de saúde”, os participantes impulsionaram o assunto que será foco da edição 2017 do congresso que ocorre durante a Feira Hospitalar, a ser realizada no próximo mês.

A doutora Waleska Santos, fundadora da Hospitalar Feira + Fórum, destacou a essência do evento. “Sempre colocamos a Hospitalar como uma ferramenta a serviço do setor. Ao longo desses 25 anos, nos adaptamos às mudanças do segmento, respeitando sempre cada área, mas tentando olhar o todo. Estamos continuamente abertos aos nossos parceiros, observando a luta de cada um, mas sendo neutros para trabalhar pelo benefício do paciente, dos hospitais, valorizando médicos, gestores, administradores, jornalistas e novas lideranças”, enfatiza.

A programação oficial do CISS, ao longo do primeiro dia, levará aos participantes uma sequência de apresentações internacionais e a presença de países como Canadá, Holanda, Taiwan e Argentina foi destaque no coquetel de lançamento. “Além de discutir esta questão da segurança do paciente, que é fundamental para o Brasil, tentamos trazer experiências de países que, de alguma maneira, vêm fazendo uma trajetória diferenciada no setor”, declara o doutor Fábio Leite Gastal, presidente da comissão científica do CISS.

Destacando a importância do congresso como provedor de conteúdo e descentralizador de debates fundamentais para as melhorias na cadeia da saúde, o doutor Yussif Ali Mere Jr, presidente do SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo), mencionou: “hoje o que se discute efetivamente em saúde é a sustentabilidade do setor mantendo qualidade e acesso com custo adequado. Pensando nisso, a importância do CISS é exponencial pois o que mais poderíamos discutir senão sistemas de saúde e experiências que dão certo no mundo?”.

Para o doutor Breno de Figueiredo Monteiro, presidente do congresso e da FENAESS (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde), debater a segurança do paciente é fundamental para que possamos esquecer o dano do passado e traçar estratégias para gerenciar o risco no futuro. “Sem dúvida a participação dos países é de enorme importância para que consigamos superar nossas dificuldades. É com experiências globalizadas que vamos melhorar e encontrar soluções. Principalmente por vivermos em um país continental, com enormes diferenças. Se não tivermos cuidado, todas as vitórias conquistadas até hoje podem ser perdidas. É óbvio que o erro é humano, mas precisamos errar menos e ser mais humanos”, enfatiza.

Para os países visitantes, há o interesse na visibilidade promovida por uma feira tão ampla como a Hospitalar. Segundo Carol Campos, representante do Canadá, foi uma surpresa visualizar que o país contava com tantos nomes gabaritados interessados em participar. “Este é o primeiro ano que o Canadá vem com uma forte presença no evento. Tanto a província de Quebec quanto a de Ontário abraçaram a ideia e levantaram profissionais de altíssimo gabarito para falar sobre a experiência canadense na segurança com o paciente”, comenta. Já para Nico Schiettekatte, cônsul da Holanda para Inovação, Tecnologia e Ciência, um dos pontos mais importantes é o fortalecimento de laços entre parceiros da saúde promovidos pela Hospitalar. “Como país-convidado deste ano, a Holanda trará organizações e palestrantes com expertise nas áreas de educação, pesquisa e inovação, incluindo startups, símbolo do compromisso com o Brasil”, destaca.

Além de apresentar toda a expertise e cases de sucesso dos países convidados, o CISS17 oferecerá palestras de empresas e especialistas do setor abordando diferentes aspectos relacionados ao tema central. “No segundo dia teremos foco na tecnologia voltada para a segurança do paciente. Trataremos, também, do envelhecimento da população com algumas experiências importantes desenvolvidas tanto nacional quanto internacionalmente”, explica Gastal.

O CISS, que nasceu como um congresso latino-americano, é amplamente reconhecido por todo o setor de saúde no país. Ao possibilitar a integração de diferentes profissionais atuantes na área, envolvendo também a indústria, o empresariado e a academia, o congresso amplia ainda mais sua grandiosidade. “Para nós é motivo de orgulho apoiar a realização de eventos de alto nível como o CISS que compartilha, conosco, valores fundamentais como excelência, sustentabilidade e inovação na saúde”, destaca o doutor Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed. “O mais importante é a discussão dos assuntos que envolvem a área da saúde como segurança do paciente e risco, foco deste CISS, que são temas de agregam muito”, concorda Nilo Braccini Pessano, diretor da Interact que, ao lado da Seguros Unimed, Hermes Pardini e Deloitte compõe a grade de patrocinadores do congresso.

A edição 2017 do CISS também conta com apoio institucional de CNS – Confederação Nacional de Saúde; FENAESS – Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais do Estado deSão Paulo; ABIMO – Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica; ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados; IEPAS – Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde e ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Clique AQUI para visualizar a programação completa, fazer sua inscrição e participar de todos esses debates que promovem o conhecimento e a expertise da classe de saúde no país.

 

 

Fonte: Hospitalar

Fotos: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top