Icesp implanta novo ventilador que pensa pelo paciente na UTI

Hospital é o primeiro do SUS a oferecer esse tipo de tecnologia

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo implantou novos ventiladores pulmonares capazes de "pensar" pelo paciente. É o primeiro hospital oncológico do SUS a oferecer esse tipo de tecnologia.

Os equipamentos, instalado na UTI do instituto, sopram só a quantidade necessária de ar para o paciente e desligam automaticamente quando "percebem" que ele voltou a respirar sozinho. Com a tecnologia, é possível fazer uma transição suave para a respiração natural.

A novidade foi anunciada após a cerimônia de entrega da quinta edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, iniciativa do Icesp e do Grupo Folha. O vencedor na categoria Pesquisa em Oncologia é um estudo que levou ao desenvolvimento de uma vacina que ataca lesões e tumores causados pelo HPV, elaborada pela bióloga Mariana Diniz e colegas da USP.

Na categoria Inovação Tecnológica, ganhou uma pesquisa que gerou uma linhagem celular para produzir um anticorpo monoclonal para combater células tumorais. Ela foi desenvolvida pela pesquisadora Ana Maria Moro e colegas do Instituto Butantan em parceria com a USP, a empresa Recepta Biopharma e o Instituto Ludwig.

A cirurgiã Angelita Gama, professora titular da USP, foi a vencedora da categoria Personalidade em Destaque. Houve também uma menção honrosa a um trabalho da USP de Ribeirão Preto, entregue a Eduardo Rego.