Incor, IOT e ICHC recebem acreditação pela ONA

Entidade atesta segurança do paciente em todos os processos e áreas dos institutos

Compartilhar artigo

O Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), também conhecido como HC, acaba de receber para três de seus institutos a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (Incor) e Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) receberam seus certificados no dia 3 de fevereiro, em reunião do Conselho Deliberativo do HC, atestando que todos atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
 
O trabalho foi realizado ao longo 2014 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), e envolveu mais de duas dezenas de avaliadores profissionais de diversas disciplinas da saúde – médicos, enfermeiros, gestores de saúde. Com isso, todos os institutos do complexo HCFMUSP passam a contar com certificado de acreditação (leia mais abaixo).
 
O processo
Por meio de entrevistas com gestores, análise de prontuários médicos, verificação de licenças e documentações e acesso ao sistema de gestão e indicadores, foram checadas as atividades relacionadas a Liderança, Processos de Atenção ao Paciente, Diagnóstico, Abastecimento e Apoio Logístico, entre tantos outros temas.
 
“Foi um desafio enorme devido à complexidade e ao tamanho dos Institutos. Por isso é um fato a ser muito celebrado”, explica o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia, o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, que já havia conquistado sua acreditação. (leia abaixo).
 
A equipe de avaliadores profissionais visitou todas as instalações dos institutos, de ambulatórios. “Esse trabalho é realizado sob uma relação de confiança, pois nos é garantido total acesso a todas informações e documentos necessários para verificação”, explica Vanice, presidente e diretora de Avaliação e Certificação do IBES.
 
Na primeira etapa, do Diagnóstico Organizacional, os avaliadores estudaram todas as práticas e realidades dos institutos, produzindo um relatório com os pontos que não se adequavam aos padrões e requisitos da ONA. Com base nesse estudo, os hospitais buscaram adequar seus procedimentos. – o que aconteceu em curto intervalo de tempo.
 
Veio então a segunda fase, da Avaliação para Certificação, quando constatou-se adequação às normas. “Mesmo com a complexidade, surpreendeu-nos positivamente os pontos fortes dos Institutos, principalmente nos quesitos Ensino e Pesquisa – algo difícil de encontrar em outros processos", afirma Vanice Costa, Presidente e Diretora de Avaliação e Certificação do IBES.
 
Certificação total
Com essa nova conquista, o complexo do HC agora tem todos seus institutos acreditados – Os Institutos da Criança, de Psiquiatria e o de Radiologia conquistaram a certificação no final de 2013, também avaliados pelo IBES. O Instituto do Câncer, conta com certificado da ONA e com o selo Joint Comission International. O Instituto de Medicina Física e Reabilitação tem a acreditação – CARF, sigla em inglês para Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities. 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top