Instituto realiza palestra sobre juridicização na saúde

Em parceria com o Centro Universitário São Camilo

Compartilhar artigo

Em uma parceria com o Centro Universitário São Camilo, o IEPAS promoveu, no dia 29 de junho, a palestra “Juridicização no Direito Sanitário – Ferramenta para Solução de Conflitos Judiciais”.

A apresentação, realizada no auditório do SINDHOSP, na capital paulista, foi conduzida pela advogada Heide Landi, doutora em Direito do Consumidor, e abordou a aplicabilidade do novo conceito de “juridicização” nos estabelecimentos de saúde. O conceito visa resolver os possíveis conflitos sem precisar recorrer a vias judiciais. “Sua função é buscar soluções para conflitos jurídicos pela esfera extrajudicial, porém, dentro dos parâmetros do ordenamento jurídico”, explicou a palestrante.

Isto se faz necessário à medida que existem divergências entre o chamado “direito universal à saúde” e a real capacidade tanto do Estado como do sistema suplementar em garantir este atendimento, como preconiza a Constituição Federal. Landi exemplificou lembrando que o Judiciário nem sempre tem conhecimento de áreas específicas como a saúde. “A função dele é aplicar o Direito, disse”.

A especialista elencou ainda os benefícios que a prática pode trazer para os serviços de saúde, como baixo custo, celeridade e flexibilidade nas decisões, melhora da imagem institucional e consequente diminuição de ações judiciais. “Há casos de empresas que conseguiram diminuir em 80% suas ações judiciais”.

Entre os presentes estiveram Yussif Ali Mere Junior, presidente da FEHOESP; Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor da Federação; José Carlos Barbério e Marcelo Gratão, respectivamente presidente e gestor do IEPAS.

Tema será contemplado em MBA

Tanto a judicialização como a juridicização na área da saúde farão parte da matriz curricular do MBA em Gestão e Direito Sanitário, programa de pós-graduação oferecido pelo Centro Universitário São Camilo, em parceria com o IEPAS.

O programa abordará ainda temas como economia, políticas e modelos de saúde; gestão estratégica em saúde; direito, saúde e cidadania; e direito na saúde. O curso é destinado a graduados com atuação nas áreas da saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e advogados, entre outros.

“A proposta deste curso, que é unir Direito Sanitário e gestão, vem sendo trabalhada ao longo de dois anos. Os temas são de grande importância para a aplicação no dia a dia das organizações”, destacou Claudio Colucci, coordenador de Pós-Graduação do Centro São Camilo.

O MBA se inicia em agosto e ainda recebe inscrições. Associados e contribuintes dos sindicatos filiados à FEHOESP possuem 10% de desconto na contratação.

Fonte: Comunicação FEHOESP
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top