Inteligência Solidária transforma ações sociais em relatórios com resultados

Proprietária da plataforma de gestão de resultados Inteligência Solidária (IS), a assistente social e socióloga Erika Mota Santana participou do “Papo de Saúde – Especial Hospitalar” no estúdio montado no estande do SindHosp. Entrevistada por Larissa Eloi, diretora executiva do SindHosp, a ex-secretária de Direitos Humanos e de Política das Mulheres na ONU falou sobre o uso de tecnologias de Inteligência em prol de ações sociais, em como aumentar o engajamento solidário e na importância das boas iniciativas na saúde dos indivíduos. A íntegra do programa pode ser vista via YouTube, no canal oficial do SindHosp. Clique aqui e acompanhe o bate-papo completo.

Erika contou que nasceu em uma família de “ativistas sociais” e, desde a infância, já se sentia incomodada com a forma como as pessoas enxergam a solidariedade: “Não são todos, mas a maioria ainda vê como uma coisa amadora”. Estudiosa de Inteligência Artificial, se interessou pela tecnologia que existe na solidariedade. Surgiu, então, a ideia de criar uma plataforma voltada a isso.

O “S” do ESG

A IS consegue transformar todas as campanhas sociais em relatório, com mensuração dos resultados. “Dimensionamos de fato o impacto das ações, para que financiadores vejam a importância de continuarem investindo em campanhas humanas”, disse a CEO da IS, que estudou por dois anos em como chegar nessa Inteligência de Solidariedade. Criou então a plataforma de tecnologia IS, que “mensura o S, o Social, do ESG (Environmental, Social and Governance)”.

“Medimos os impactos do que cada um faz pelo social, o investimento em horas, o resultado para a comunidade beneficiada, os objetivos alcançados em desenvolvimento sustentável e assim por diante”, detalhou a entrevistada do videocast do SindHosp. “A plataforma evidencia os resultados por meio de recibos, depoimentos e fotografias das ações. Transformamos o social em material, algo que era imensurável passou a ser dimensionado”.

Essa demonstração de resultados é importante, segundo Erika Santana, na medida em que aumenta a adesão à solidariedade. “O exemplo arrasta, inspira. Quanto mais o evidencio, maior é o engajamento. É uma corrente do bem”, explicou a socióloga. “A plataforma mostra que existe uma inteligência atrás da solidariedade”.

O exemplo inspira

Para Erika Santana, o engajamento não precisa começar por grandes ações. Ela acredita que, se todos ensinarmos desde cedo os filhos a participar de pequenas ações, como não jogar chiclete na rua, o impacto acaba sendo mundial e na saúde de cada um. “Saúde está em tudo, é uma das áreas nevrálgicas da solidariedade. Abrange desde em como você mora, como vive sua vida, até em como trabalha e se locomove. Não se restringe a só estar ou não doente”, acrescentou a socióloga.

De acordo com a entrevistada, pesquisas mostram como atos de ajuda ao próximo aumentam os níveis de hormônios que causam bem-estar. “Praticar solidariedade é ter maior qualidade de vida”, afirmou Erika Santana. “Nossa plataforma demonstra com resultados que fazer o bem faz bem. É fato, e contra fatos não há argumentos”. Para quem tem interesse em se envolver com a Inteligência Solidária, o caminho mais simples e acessível, segundo Erika, é pelo Instagram. Basta acessar @inteligenciasolidariaoficial para ter informações sobre o setor. “O maior poder que temos nas mãos é gerar informações para o próximo”, sentenciou a socióloga.