Inteligência Solidária transforma ações sociais em relatórios com resultados

Compartilhar artigo

Proprietária da plataforma de gestão de resultados Inteligência Solidária (IS), a assistente social e socióloga Erika Mota Santana participou do “Papo de Saúde – Especial Hospitalar” no estúdio montado no estande do SindHosp. Entrevistada por Larissa Eloi, diretora executiva do SindHosp, a ex-secretária de Direitos Humanos e de Política das Mulheres na ONU falou sobre o uso de tecnologias de Inteligência em prol de ações sociais, em como aumentar o engajamento solidário e na importância das boas iniciativas na saúde dos indivíduos. A íntegra do programa pode ser vista via YouTube, no canal oficial do SindHosp. Clique aqui e acompanhe o bate-papo completo.

Erika contou que nasceu em uma família de “ativistas sociais” e, desde a infância, já se sentia incomodada com a forma como as pessoas enxergam a solidariedade: “Não são todos, mas a maioria ainda vê como uma coisa amadora”. Estudiosa de Inteligência Artificial, se interessou pela tecnologia que existe na solidariedade. Surgiu, então, a ideia de criar uma plataforma voltada a isso.

O “S” do ESG

A IS consegue transformar todas as campanhas sociais em relatório, com mensuração dos resultados. “Dimensionamos de fato o impacto das ações, para que financiadores vejam a importância de continuarem investindo em campanhas humanas”, disse a CEO da IS, que estudou por dois anos em como chegar nessa Inteligência de Solidariedade. Criou então a plataforma de tecnologia IS, que “mensura o S, o Social, do ESG (Environmental, Social and Governance)”.

“Medimos os impactos do que cada um faz pelo social, o investimento em horas, o resultado para a comunidade beneficiada, os objetivos alcançados em desenvolvimento sustentável e assim por diante”, detalhou a entrevistada do videocast do SindHosp. “A plataforma evidencia os resultados por meio de recibos, depoimentos e fotografias das ações. Transformamos o social em material, algo que era imensurável passou a ser dimensionado”.

Essa demonstração de resultados é importante, segundo Erika Santana, na medida em que aumenta a adesão à solidariedade. “O exemplo arrasta, inspira. Quanto mais o evidencio, maior é o engajamento. É uma corrente do bem”, explicou a socióloga. “A plataforma mostra que existe uma inteligência atrás da solidariedade”.

O exemplo inspira

Para Erika Santana, o engajamento não precisa começar por grandes ações. Ela acredita que, se todos ensinarmos desde cedo os filhos a participar de pequenas ações, como não jogar chiclete na rua, o impacto acaba sendo mundial e na saúde de cada um. “Saúde está em tudo, é uma das áreas nevrálgicas da solidariedade. Abrange desde em como você mora, como vive sua vida, até em como trabalha e se locomove. Não se restringe a só estar ou não doente”, acrescentou a socióloga.

De acordo com a entrevistada, pesquisas mostram como atos de ajuda ao próximo aumentam os níveis de hormônios que causam bem-estar. “Praticar solidariedade é ter maior qualidade de vida”, afirmou Erika Santana. “Nossa plataforma demonstra com resultados que fazer o bem faz bem. É fato, e contra fatos não há argumentos”. Para quem tem interesse em se envolver com a Inteligência Solidária, o caminho mais simples e acessível, segundo Erika, é pelo Instagram. Basta acessar @inteligenciasolidariaoficial para ter informações sobre o setor. “O maior poder que temos nas mãos é gerar informações para o próximo”, sentenciou a socióloga.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top