ISS: FEHOESP, SINDHOSP e médicos negociam com Prefeitura

Clínicas são convidadas a responder enquete

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, esteve reunido com representantes médicos: na Câmara Municipal de São Paulo, e na Secretaria de Finanças do Município, com o secretário Marcos Cruz. O motivo do encontro: obter perdão da dívida de várias clínicas paulistas que foram desenquadradas da categoria uniprofissional, nos anos de 2007 e 2008, e passaram a ter de recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS) baseado em seus faturamentos – correspondente a 2% do total. As clínicas que sofreram o desenquadramento ainda têm de pagar multa retroativa por cinco anos.

As negociações já duram um ano e envolvem representantes das principais entidades médicas, como Associação Paulista de Medicina, Cremesp e Sindicato dos Médicos. A categoria já alertou os diretores de Fiscalização e Arrecadação da Prefeitura que, por conta da cobrança, que envolve valores altíssimos em alguns casos, as condições financeiras e o atendimento dos consultórios ficariam seriamente comprometidos. A pedido do secretário Marcos Cruz, o presidente do SINDHOSP, acompanhado da superintendente jurídica da FEHOESP e do SINDHOSP, Eriete Teixeira, comprometeu-se a realizar um levantamento de quantas clínicas estão nesta situação.

A fim de conhecer esta realidade, o SINDHOSP preparou uma enquete. É muito importante que as clínicas participem, respondendo a duas simples perguntas: “sua clínica é enquadrada como uniprofissional para pagamento de ISS?” e “sua clínica já foi autuada pelo Fisco Municipal por conta desta cobrança?”. O formulário online de respostas estará disponível até o dia 27 de fevereiro. Não deixe de participar. As respostas são anônimas.

Basta clicar no link abaixo: