Jarbas Barbosa assume presidência da Anvisa

Mandato será de três anos

Compartilhar artigo

Depois de nove meses de gestões interinas, o médico sanitarista Jarbas Barbosa da Silva Júnior foi nomeado diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme publicado Diário Oficial da União do dia 21/7.
 
Antes de tomar posse na agência, o pernambucano Jarbas Barbosa atuava como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, cargo que assumiu no início deste ano de 2015. Ainda foi secretário de Vigilância em Saúde do mesmo ministério, função para a qual retornou em 2011. Ele já havia comandado esta pasta no período de 2003 a 2007.
 
Jarbas Barbosa é doutor em Saúde Coletiva e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).
 
Professor-adjunto licenciado da Faculdade de Ciência Médica da Universidade de Pernambuco e consultor legislativo do Senado Federal em Saúde licenciado, Jarbas Barbosa iniciou sua carreira no poder executivo federal como diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi/Funasa). Depois, se tornou secretário de Vigilância em Saúde e secretário executivo do Ministério da Saúde.
 
No início da sua vida profissional, Barbosa foi médico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), coordenador do Programa de DST-AIDS da SES/PE, diretor de Vigilância em Saúde, secretário de Saúde de Olinda e secretário de Saúde de Pernambuco.
 
Jarbas Barbosa da Silva Júnior foi o representante do Brasil no Comitê Executivo e da Organização Pan-Americana de Saúde e também ocupou o cargo de Gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças  da Opas/OMS.
 
Com larga experiência nacional e internacional em temas referentes à saúde pública, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos e gestão de sistemas de saúde, Jarbas Barbosa é autor e coautor de diversos artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de saúde.
 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top