Jejum em exames caminha para a extinção, segundo palestrantes

Tema foi abordado durante congresso

A segunda palestra do 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios, realizado nesta quarta-feira (18/05), em São Paulo, foi sobre o tema “Discutindo o jejum nos exames laboratoriais”, com as apresentações de Nairo  Massakazu Sumita, diretor de serviço do Laboratório Central do Hospital das Clínicas/FMUSP e Odilon Denardin, assessor da diretoria do Hospital Heliópolis, com a coordenação de Carlos Alberto Franco Ballaratiex, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Para Sumita, muitos estudos mostram que ao exames já podem ser feitos sem necessidade de jejum. “Tudo isso desde que os valores de referência sejam adequados para cada caso. A tendência é que o jejum seja abolido.”

Já Denardin foi mais enfático. “Esse tema ainda vai gerar muita discussão, por isso os profissionais devem abrir a mente para a questão. É preciso, ainda, que haja, participação médica na decisão das condições do exame e que o jejum seja especificado no pedido médico.”

Foto: Leandro Godoi