José Carlos Barbério recebe Comenda Grã Cruz de Ouro Dante Ancona Montagnana

Homenagem ao presidente do IEPAS foi em reconhecimento a sua trajetória, marcada pelo pioneirismo no setor

A noite foi de gala. De emoção. E de muitos aplausos. No dia  2 de dezembro, o setor da Saúde se reuniu para homenagear um dos ícones da área, o farmacêutico José Carlos Barbério. Ele recebeu a Comenda Grã Cruz  Dante Ancona Montagnana, das mãos do presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, em reconhecimento a sua trajetória, marcada pelo pioneirismo no setor.

A cerimônia realizou-se na Mansão Cidade Jardim, região Oeste da capital, e reuniu cerca de 200 pessoas, entre empresários, autoridades governamentais, amigos e familiares de José Carlos Barbério.

O homenageado ingressou os quadros do SINDHOSP em 1998 e permanece até hoje, como diretor tesoureiro e mais recentemente como presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS).

Aos 84 anos, Barbério coleciona condecorações. E é reconhecido nacionalmente, entre outros feitos, pelo pioneirismo na produção de radiofármacos, matéria-prima que revolucionou a medicina nuclear no país. “Foi um grande salto. Antes do nosso experimento, o Brasil importava esses materiais e as pesquisas de medicina nuclear eram caras. Quando conseguimos produzir o necessário aqui, barateamos o custo e ainda ajudamos a desenvolver mais não só a Farmácia, mas a Medicina como um todo, alcançando a América do Sul, inclusive, contou ele no primeiro semestre deste ano, na ocasião de entrevista para o Jornal do SINDHOSP.

Fora dos balcões de pesquisa, das salas de aula da Universidade e dos escritórios sindicais, José Carlos Barbério é conhecido por ser um homem dedicado à família. Em seu discurso, na noite de quarta, ele contou um pouco de sua história profissional, lembrou do amigo saudoso Dante Montagnana, agradeceu à família e aos amigos, e à diretoria do SINDHOSP e da FEHOESP: “Neste percurso de vida, agora com suavidade, insisto em continuar um pouco mais, com meus amigos que me prestigiam, com meus familiares, com Maria do Rosário, minha esposa, que me devotam seu amor e respeito. Mas, absolutamente importante também com os nossos diretores, funcionários e companheiros que, no dia a dia de nossa convivência, no Sindicato, na Federação e no IEPAS, me distinguem e aos quais meu coração responde sempre por esse carinho e amor manifestados.”

Em seu discurso, Yussif Ali Mere Jr destacou a integridades do amigo Carlito Barbério, como é conhecido pelos mais chegados, e agradeceu a possibilidade de conviver com uma pessoa sempre tão interessada e devotada pelo seu trabalho.

Sobre a Grã Cruz

A Grã Cruz de Ouro da Saúde foi criada durante a gestão de Dante Ancona Montagnana, em 1995, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições que se destacam no setor de saúde, pelo trabalho que desenvolvem e/ou liderança que desempenham.
Em 2013, quando seu idealizador já havia falecido, uma cerimônia entregou a comenda à sua família. Na ocasião, a diretoria decidiu que a Grã Cruz de Ouro da Saúde ganharia um sobrenome especial: passaria a se chamar Grã Cruz de Ouro Dante Ancona Montagnana.

Confira em breve o vídeo de homenagem a José Carlos Barbério, apresentado na noite de quarta-feira, 2 de dezembro, ao público.

Confira a cobertura completa da cerimônia, e as fotos, na próxima edição do JORNAL DO SINDHOSP (edições impressa e online)..

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,