Pesquisa SindHosp mostra que mais de 90% dos hospitais paulistas não registraram aumento de SRAG

Compartilhar artigo

No entanto, outras doenças respiratórias ainda respondem por 77% das internações hospitalares no Estado

A última pesquisa realizada pelo SindInfo, núcleo do SindHosp reponsável, entre outras atribuições, por estudos, dados e pesquisas, foi realizada no período de 03 a 11 de agosto e ouviu 79 hospitais privados paulistas, sendo 41 da Grande São Paulo (52%) e 38 do interior (48%). O objetivo do levantamento foi conhecer quais as doenças atualmente prevalentes nos hospitais privados paulistas, com foco na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pneumonia. O levantamento mostrou que 90% dos hospitais paulistas não registraram aumento de casos de SRAG nos últimos 15 dias.

Questionados se o número de internações de pacientes por SRAG aumentou nos últimos 15 dias, 93% dos hospitais informaram que não houve aumento de internações de pacientes infantis e 96% que não houve aumento de internação de adultos. Também no pronto atendimento (PA), 80% dos hospitais relataram aumento de atendimento de crianças em nível abaixo de 20% e, 91%, tiveram aumento de assistência de adultos também abaixo de 20%.

Segundo o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, os dados indicam que as SRAGs diminuíram significativamente nos hospitais, dando lugar a outras doenças respiratórias típicas do inverno. “Importante é que a população continue seguindo o calendário de vacinação”, recomenda o médico e dirigente.

Outra pergunta referiu-se ao aumento de pacientes SRAG que evoluíram para pneumonia com necessidade de internação. 94% dos hospitais relataram que esses casos em crianças tiveram aumento em níveis abaixo de 20%, enquanto 93% relataram o mesmo índice em adultos.

As doenças prevalentes nas internações hospitalares de adultos e crianças, na maioria dos hospitais, referem-se a doenças crônicas (88%), outras doenças respiratórias que não SRAG (77%) e viroses em geral (41%).

O SindHosp agradece aos 79 hospitais que participaram do levantamento. Para conhecer os resultados na íntegra clique aqui

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Francisco Balestrin assume presidência da Fehoesp

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, tomou posse, no dia 1º de março, como presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Scroll to Top