Médicos do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz ameaçam greve

Atraso no pagamento dos salários é um dos motivos da paralisação

Em assembleia promovida na noite da última terça-feira, dia 1º, os médicos que atendem no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, de Sorocaba, decidiram pela greve.

Ela deve iniciar até o próximo sábado (5/12), caso o Instituto Moriah ou a Prefeitura de Sorocaba deixe de pagar os salários atrasados e atender outras reivindicações que estariam deixando os cerca de 500 pacientes em condições sub-humanas de atendimento, segundo informou o presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região (Simesul), Eduardo Vieira.

As declaradas péssimas condições de higiene estariam disseminando diarreia e problemas de pele. Outro problema seria a falta de acesso em tempo integral á farmácia, o que estaria provocando surtos em alguns pacientes pela falta de medicamentos nos horários adequados. Ele ainda declarou que hoje será avaliado com o jurídico do sindicato se todos os cerca de 15 médicos poderão entrar em greve ou se uma parcela precisa ser mantida trabalhando.

De acordo com Eduardo Vieira, os médicos estão sem os salários de setembro, outubro e novembro. Também entende que foram contratados de forma irregular, como prestadores de serviços ou pessoas jurídicas, enquanto a relação de trabalho com subordinação e cumprimento de horários é típica de Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Vieira afirmou que o Simesul vai notificar o Instituto Moriah, a Secretaria da Saúde de Sorocaba, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e Vigilância Sanitária até esta quinta-feira (3), sobre o início da greve em 72 horas, caso as exigências deixem de ser atendidas. Afirmou que os sete médicos que participaram da assembleia optaram pela paralisação.

Prefeitura
O secretário municipal de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, disse que a Prefeitura entrará em contato com o Instituto Moriah e com esses profissionais para tentar evitar a greve. Declara que não há que falar em atraso no pagamento dos salários de novembro porque até o próximo dia 15 está dentro do prazo. Quanto aos vencimentos de setembro e outubro, afirma que a Prefeitura fez os repasses ao Instituto Moriah.

Sobre as condições sub-humanas de atendimento aos pacientes, João Leandro diz esperar que tal denúncia seja um equívoco, já que os médicos também são responsáveis pelos bons uidados aos atendidos. E considera estranho que só agora venham reclamar a contratação via CLT. Na noite do dia 1º, o Cruzeiro do Sul não encontrou algum representante do Instituto Moriah para  comentar o caso.

Demais trabalhadores
Os cerca de outros 400 profissionais que atuam no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz estão sendo demitidos para cumprir o aviso prévio durante os próximos 30 dias, segundo informou o presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde), Milton Sanches. Na semana passada, o Instituto Moriah pediu ao Sinsaúde para fazer as homologações das demissões sem o pagamento das indenizações, já que o hospital não teria dinheiro para as verbas rescisórias. O argumento foi que dessa forma os profissionais terão aesso ao seguro desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O presidente do Sinsaúde, Milton Sanches, disse que após consulta ao jurídico do sindicato foi descartada a possibilidade de fazer as homologações sem o pagamento das indenizações. Sanches disse que se o Instituto Moriah deixar de pagar, esses direitos deverão ser quietados pela Prefeitura, para que a mesma não sofra prejuízos financeiros e políticos.