Ministro diz que investimentos na Saúde são inegáveis

Levantamento do CFM apontou baixo investimento em 2013

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que são “inegáveis” os investimentos do governo no setor. Anteriormente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou levantamento segundo o qual o governo investiu em 2013 somente R$ 3,9 bilhões (41%) dos R$ 9,4 bilhões disponíveis para investimentos em saúde.

"De acordo com a metodologia de apuração dos dados, a gente pode levar a uma falsa impressão de que os investimentos não estão sendo feitos, quando, efetivamente, qualquer um que analise a ampliação dos gastos que o Ministério da Saúde vem fazendo, pode comprovar que o volume de investimentos históricos é recorde, efetivamente trazendo resultados e trazendo para a população brasileira não só unidades básicas, mas, também Upas, serviços de saúde e isso é inegável", disse Chioro.

Em nota divulgada, após os dados do levantamento terem sido apresentados pelo CFM, o Ministério da Saúde informou que, nos últimos 12 anos, investiu R$ 5,7 bilhões acima do que prevê a Constituição Federal e que o orçamento federal do setor dobrou na última década.

De acordo com o CFM, do investimento federal total de R$ 47,3 bilhões em 2013, os R$ 3,9 bilhões da saúde representam 8,2%. Esse percentual, segundo a entidade, é menor que as fatias destinadas aos ministérios de Transportes (23,3%), Defesa (18,6%), Educação (16%) e Integração Nacional (9,3%).
Chioro disse, no entanto, que é preciso "entender" como a liberação de recursos é feita pelo Ministério da Saúde.

"É preciso entender que, quando se aprova, por exemplo, a construção de um hospital, nós empenhamos o valor total do hospital. Mas o gasto vai se dando, e a liberação do recurso financeiro vai se dando no transcorrer da realização da obra. Isso vale para uma unidade básica, isso vale para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]", disse o ministro.