Noite homenageia médicos que fazem a diferença

Jantar da Hospitalar foi realizado no MuBE, em SP

Compartilhar artigo

O Jantar da Hospitalar 2016, promovido na noite de quarta-feira, 18, no MuBE, fundiu-se numa grande homenagem aos médicos. Receberam prêmios profissionais que se destacaram por trabalhos distintos, mas que se cruzam em seus caminhos.

Adriana Melo, médica de gestações de alto risco da maternidade pública de Campina Grande, foi a primeira a apresentar provas da relação entre o vírus da zika e os crescentes casos de microcefalia na região, em novembro de 2015. Ela recebeu o prêmio Walter Schimidt, concedido pela Fanem.

Adriana levou um dia para achar uma solução para o enigma que intrigava as autoridades de saúde do Nordeste desde agosto, mas demorou quase dois meses para que conseguisse colocar em prática sua ideia. Neste período, conta, conviveu com reprovações de companheiros de jaleco, foi tachada de arrogante e alarmista.

Em seu discurso de homenagem, Adriana ressaltou o fato de ser nordestina e receber um prêmio em São Paulo. “Isso me faz ter esperanças de que vale a pena lutar por mudanças neste país”. Ela ainda dedicou o prêmio a duas de suas pacientes, com as quais os estudos sobre o zika iniciaram.

Já o Prêmio Hospitalar Personalidade do Ano na área da Saúde, concedido pela Hospitalar e pelas entidades parceiras – incluindo o SINDHOSP  e o IEPAS – foi para o médico neurocirurgião Paulo Niemeyer.

Pelos seus trabalhos prestados especialmente no Instituto Estadual do Cérebro, no Rio, o médico foi eleito para receber a comenda, entregue todos os anos a pessoas que contribuem para uma medicina mais digna, humanizada e ética.

Segundo Paulo, atuar no Instituto Estadual do Cérebro é o que lhe dá maior satisfação na vida. O projeto, pioneiro no Brasil, realiza mais de mil cirurgias cerebrais de alta complexidade. Recentemente, transformou-se no centro de referência para atendimento à microcefalia para o Brasil e a América Latina.

Waleska Santos destacou o espírito acolhedor de Niemeyer, que "inspira" as futuras gerações de médicos. "Como médica, sou praticamente uma tiete do trabalho e do pensamento de Paulo".

Artigos Relacionados...

Artigos

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top