Nota de pesar

SINDHOSP lamenta falecimento do fundador da Rede Sarah

Compartilhar artigo

O SINDHOSP lamenta o falecimento do médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que morreu em Brasília no domingo 25/01, aos 80 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Aloysio Campos estava na direção do hospital desde 1960. Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1960. Recém-formado, integrou a primeira equipe médica do Hospital Distrital de Brasília em 1960, implantando a Unidade de Traumato-Ortopedia.

Em 1961, assumiu a Direção do então Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. Realizou pós-graduação em Ortopedia e Reabilitação na Oxford University, na Inglaterra, em 1963/1964; e doutorado em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1966. Em 1975, criou o “Plano para desenvolvimento de um programa regional de ortopedia e reabilitação” que originou o Instituto Nacional de Medicina do Aparelho Locomotor – Sarah.

Coordenou também o Comitê de Saúde da Assembleia pré-Constituinte. Em 1982, iniciou a expansão do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek com a fundação de uma nova unidade hospitalar em Brasília. Também participou dos projetos de implantação das unidades Sarah em São Luís (MA), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).

SUCESSORA

A atual presidente e diretora-executiva da Associação das Pioneiras Sociais, Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, Lúcia Willadino Braga, está há mais de três décadas na instituição. Doutora em neuropsicologia e Ph.D. em neurociências, Lúcia formou-se em música e, durante sua graduação, fez dupla opção, cursando também psicologia pela Universidade de Brasília.

No livro “Percorrendo Memórias”, publicado por Aloysio Campos em 2010, o médico registrou, sobre Lúcia: “Um dia, em Oxford, lá no passado, Trueta (Josep Trueta, cientista e médico espanhol morto em 1977) me disse: ‘Você vai se sentir professor somente quando formar alguém melhor que você’. O destino se cumpriu.”

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top