Sindhosp

Novo Papo da Saúde traz a inovação como tema central

Compartilhar artigo

“Neste programa, vamos conversar com uma empresa cujo propósito está diretamente conectado à promoção da saúde, atuando para que as pessoas vivam mais e com mais qualidade de vida”, anunciou a CEO da FESAÚDE e do SindHosp, Larissa Eloi, na abertura do videocast. A convidada desta edição é Mirangela Machado, diretora executiva da Microport Brasil, que abordou durante a entrevista a atuação da empresa, inovação, robótica e outros temas relevantes.

A Microport atua em 80 países e mantém presença em cerca de 10 mil hospitais. Seus produtos contemplam aproximadamente uma centena de doenças em diferentes áreas da medicina. “No Brasil, começamos com a linha de produtos cardiovasculares há cinco anos. Hoje, temos um amplo portfólio voltado para procedimentos intervencionistas em diversas especialidades e estamos trazendo, agora, a linha de robótica”, conta Mirangela Machado.

Com a aprovação do processo regulatório pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2025, dois robôs cirúrgicos já foram implantados pela empresa em hospitais brasileiros: um em São Paulo e outro em Porto Alegre. “Em se tratando de inovação robótica, a Microport quer trazer uma solução que contemple todo o ecossistema da saúde. Recentemente, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou, após mais de 20 anos, a incorporação da prostatectomia ao SUS. Isso, obviamente, levará à realização de um maior número dessas cirurgias e, em breve, sua inclusão no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, acredita Mirangela Machado.

Questionada por Larissa Eloi sobre o que é necessário para que a robótica seja incorporada por mais estabelecimentos de saúde, a diretora executiva da Microport afirmou que, para ser competitivo, qualquer serviço precisa se apoiar em três pilares: inovação, eficiência e experiência. “A robótica claramente traz esses três componentes”, afirmou.

Como empresa parceira do SindHosp, Mirangela Machado destacou que a Microport trabalha com modelos de negócio que permitem a incorporação dessa tecnologia de forma muito mais flexível. Para esclarecer o tema, o SindHosp e a Microport realizarão um evento, no dia 26 de fevereiro de 2026, na sede do Sindicato, na Capital paulista. “Os gestores dos hospitais associados serão convidados. Na ocasião, todos os benefícios dessa nova tecnologia serão apresentados e teremos a participação de palestrantes renomados”, adianta Larissa Eloi.

O videocast ainda abordou os benefícios que a robótica traz para médicos e hospitais, o projeto que a Microport está participando junto com o Inova HC que visa garantir a segurança das telecirurgias, envelhecimento saudável e muito mais. Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista:

 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Novo Papo da Saúde traz a inovação como tema central

“Neste programa, vamos conversar com uma empresa cujo propósito está diretamente conectado à promoção da saúde, atuando para que as pessoas vivam mais e com mais qualidade de vida”, anunciou

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top