Novo teste reduz o número de biópsias em casos de câncer de próstata

Estudo constata redução de 30%

A Thermo Fisher Scientific, Inc. (NYSE: TMO), líder mundial em soluções científicas, acaba de anunciar os resultados de sua colaboração com o Instituto Karolinska, em um estudo clínico revolucionário, chamado Stockholm 3 (STHLM3), para desenvolver um teste mais eficaz para o câncer de próstata, como alternativa ao antígeno prostático específico (PSA). Com uma estimativa de 307 mil mortes em todo o mundo em 2012, o câncer de próstata continua a ser a quinta causa principal de morte por câncer em homens.*

Os resultados do estudo clínico, publicado recentemente no The Lancet Oncology, pertencem ao chamado modelo STHLM3, que analisa uma combinação de seis marcadores de proteína, mais de 200 marcadores genéticos e dados clínicos (idade, histórico familiar e biópsias de próstata anteriores). O estudo, realizado entre 2012 e 2014, com 58.818 homens de Estocolmo, na Suécia, com idade entre 50 e 69 anos, mostrou uma redução de 30 por cento em biópsias sem comprometer o número real de cânceres diagnosticados.

O Conselho do Condado de Estocolmo, principal provedor de cuidados de saúde da região, financiou o estudo de câncer de próstata STHLM3. A Thermo Fisher forneceu as proteínas e os marcadores genéticos utilizados no estudo clínico.

"O exame de PSA não consegue distinguir entre cânceres agressivos e benignos", disse o investigador principal, Dr. Henrik Grönberg, M.D., professor de epidemiologia do câncer no Instituto Karolinska. "Hoje os homens que não têm câncer, ou que têm uma forma de câncer que não precisa de tratamento, acabam tendo que passar por um desnecessário, doloroso e às vezes perigoso ciclo de tratamento. Acima de tudo isso, o PSA perde muitos cânceres agressivos. Portanto, decidimos desenvolver um teste mais preciso e que potencialmente poderia substituir o PSA". Até a presente data, nenhum teste de diagnóstico baseado no modelo STHLM3 foi aprovado para uso pela U.S. Federal Drug Administration ou outras agências reguladoras fora dos Estados Unidos.

Outro estudo publicado no The Lancet Oncology em 2014 concluiu que o exame de PSA "é controverso por conta de eventos adversos, tais como erros de diagnóstico". O diagnóstico exagerado pode levar a biópsias desnecessárias e custosas, enquanto um subdiagnóstico pode levar os médicos a ignorar completamente um câncer agressivo.

"Os autores do estudo puseram tudo isso em perspectiva, ao apontar que uma redução de 30 por cento em biópsias de próstata se traduziria em 300 mil procedimentos a menos nos Estados Unidos anualmente", disse Joseph Bernardo, presidente dos negócios de sequenciamento de nova geração e oncologia da Thermo Fisher. "Além de melhorar os resultados e a experiência do paciente, há também o potencial para uma economia significativa de custos na área de Saúde."

*GLOBOCAN 2012, incidência mundial estimada de câncer, mortalidade e prevalecência em 2012.

Sobre a Thermo Fisher Scientific
A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita de US$ 17 bilhões e 50 mil funcionários em 50 países. Nossa missão é oferecer a nossos clientes apoio para tornar o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro. Ajudamos nossos clientes a acelerar a pesquisa em ciências da vida, resolver desafios analíticos complexos, melhorar os diagnósticos dos pacientes e aumentar a produtividade dos laboratórios. Nossas principais marcas (Thermo Scientific, Applied Biosystems, Invitrogen, Fisher Scientific e Unity Lab Services) oferecem uma combinação inigualável de tecnologias inovadoras, conveniência de compra e suporte abrangente. Para mais informações, visite www.thermofisher.com.