Observatório Anahp 2014 é lançado durante a Hospitalar

Publicação reúne índices de mercado e desenvolvimento do setor saúde

A intensa agenda da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) durante a 21ª Hospitalar Feira e Fórum incluiu o lançamento da edição 2014 do Observatório Anahp, publicação que reúne dados estatísticos de mercado e o desenvolvimento do setor saúde ao longo dos anos. Com a presença dos principais hospitais representados pela entidade e também de personalidades do setor, o presidente da Associação, Francisco Balestrin, discursou na noite de terça-feira (20) sobre a importância de estudos como esses para aprimorar a saúde no Brasil.

“Este ano estamos apresentando mais um Observatório com dados surpreendentes do setor. Vimos um crescimento na taxa de pacientes residentes, aqueles que permanecem mais de 90 dias nos hospitais, e também no tempo de permanência hospitalar, além da alta demanda por serviços de saúde”, explicou. “Tudo isso se deve a um simples fator ao qual ainda não estamos totalmente preparados, o envelhecimento populacional. O mercado já começa a sentir os efeitos e esse pode ser um dos maiores desafios das instituições membros da Anahp para o futuro”.

O observatório mostra também que a receita média líquida por saída hospitalar cresceu 5,1% enquanto as despesas por saída hospitalar avançaram 6,1%. Outro indicador que teve aumento foi o de despesa pessoal por saída hospitalar, principal custo para os hospitais. Este índice alcançou 7,4%, influenciado pelo crescimento de 9% do salário médio pago pelos hospitais. O resultado é reflexo do aquecimento do mercado de trabalho e as necessidade de profissionais qualificados para atendimento.

A cobertura completa deste evento e também mais informações sobre o Observatório Anahp 2014 você confere na próxima edição do Jornal do SINDHOSP que fará um especial sobre os destaques da Hospitalar.