OMS divulga lista de exames essenciais

Prevenção de doenças é uma das preocupações de entidade internacional

Compartilhar artigo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou pela segunda vez uma lista de Exames Laboratoriais Essenciais. O documento foi ampliado em relação ao do ano passado para incluir testes de diagnóstico e monitoramento de câncer. Também foram adicionados exames para descobrir doenças infecciosas como cólera, leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika. 

A lista modelo da entidade mundial foi ampliada em relação à sua primeira edição: em 2018 foram citados 113 exames e na atual são 228 tipos de recursos diagnósticos classificados como essenciais.   

A realização de exames, principalmente os preventivos, contribui para a qualidade de vida das pessoas e até para diminuir custos da saúde.

De acordo com Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), citando um estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar), doenças que tem apenas alterações laboratoriais, sem manifestar sintomas, têm chance de cura em torno de 90%. "A realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente”, afirma. 

Consulte a lista completa AQUI (conteúdo em inglês). 

Da Redação 

Artigos Relacionados...

Artigos

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela consultoria Gallup, especializada em análise

Convenções Coletivas

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm CCT firmada

O SindHosp firmou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Auxiliares em Fisioterapia e Auxiliares de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo (SINFITO-SP), com

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top