OMS divulga lista de exames essenciais

Prevenção de doenças é uma das preocupações de entidade internacional

Compartilhar artigo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou pela segunda vez uma lista de Exames Laboratoriais Essenciais. O documento foi ampliado em relação ao do ano passado para incluir testes de diagnóstico e monitoramento de câncer. Também foram adicionados exames para descobrir doenças infecciosas como cólera, leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika. 

A lista modelo da entidade mundial foi ampliada em relação à sua primeira edição: em 2018 foram citados 113 exames e na atual são 228 tipos de recursos diagnósticos classificados como essenciais.   

A realização de exames, principalmente os preventivos, contribui para a qualidade de vida das pessoas e até para diminuir custos da saúde.

De acordo com Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), citando um estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar), doenças que tem apenas alterações laboratoriais, sem manifestar sintomas, têm chance de cura em torno de 90%. "A realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente”, afirma. 

Consulte a lista completa AQUI (conteúdo em inglês). 

Da Redação 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top