Sindhosp

Papo da Saúde apresenta ferramenta de IA que auxilia na tomada de decisão clínica

Compartilhar artigo

O novo episódio do videocast Papo da Saúde recebeu o neurologista e CEO da Telepatia IA, Gabriel Batistella. Conduzido pelo vice-presidente do SindHosp, João Guerra, o bate-papo mostrou, na prática, como uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar o médico na tomada de decisão clínica. “Hoje, o profissional da saúde lida com uma demanda cada vez mais crescente, como, por exemplo, a necessidade de se manter atualizado através de uma educação continuada e o preenchimento de uma série de documentos. A Telepatia IA veio para auxiliar e impactar os médicos no dia a dia”, contou Gabriel Batistella.

Surgida em Stanford, nos EUA, a empresa nasceu com um olhar voltado para a América Latina e já está consolidada na Colômbia. No Brasil, a operação da Telepatia IA teve início em 2025. Entre as facilidades que oferece, a ferramenta utiliza tecnologias de reconhecimento de voz, ou seja, que ouvem o que o médico e o paciente falam e transformam automaticamente esse diálogo em texto escrito. “Ela funciona como um copiloto do médico. Além de trazer todos os registros escritos, liberando o médico para a escuta, ela faz a checagem da conduta médica adotada com guidelines das maiores e mais renomadas sociedades científicas do mundo”, explica o CEO da Telepatia IA.

Durante o Papo da Saúde, Gabriel Batistella e João Guerra simularam uma consulta médica, mostrando o funcionamento da ferramenta na prática. “É importante salientar que não há interferência na conduta e na autonomia médica. A ferramenta está apta a responder a questões feitas pelo profissional de saúde com a certeza de que ele obterá respostas referenciadas por profissionais e entidades científicas referenciadas, dentro do que propõe a medicina baseada em evidências. O médico, porém, pode acatá-las ou não”.

Além de auxiliar na tomada de decisão clínica, a ferramenta contribui para a segurança do paciente e para a qualidade assistencial, ao colaborar para a melhoria da relação médico-paciente. “Outro aspecto importante é que toda a consulta e conduta clínica ficam documentadas, portanto, a ferramenta também atua na defesa profissional”, finaliza Batistella.

Acompanhe o Papo da Saúde com o CEO da Telepatia IA na íntegra:

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Workshop debate saúde mental nas organizações

Criada em 2014 com o objetivo de colocar a saúde mental em foco, desmistificar transtornos psiquiátricos e estimular o cuidado emocional, a campanha Janeiro Branco vem ganhando relevância ano após

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde. “A exemplo do que fizemos

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top