Pesquisa do IEPAS verifica falta de anestésicos em hospitais

Além do levantamento, FEHOESP está contatando autoridades pedindo soluções urgentes

O IEPAS (Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde), com apoio da FEHOESP, SindHosp e da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (Ahesp), está realizando uma pesquisa entre hospitais paulistas para verificar a capacidade de estoque de anestésicos e os problemas enfrentados pelos estabelecimentos na aquisição desse tipo de medicamento. Em breve, o Portal FEHOESP 360 trará novidadades sobre os resultados  desse levantamento.

A iniciativa para o estudo surgiu após a verificação de que hospitais de várias regiões do Estado de São Paulo denunciaram, junto aos seus sindicatos de representação, a falta de medicamentos para sedação e analgesia, que são fundamentais para assistência a pacientes em estado grave e que necessitam de ajuda mecânica para respirar, como os acometidos por Covid-19.

“O SindHosp, até por ser o maior sindicato do Estado, registrou na semana de 20 de junho vários casos de dificuldades para aquisição desses medicamentos. Imediatamente, a FEHOESP preparou e está encaminhando ofício a várias autoridades pedindo soluções urgentes, pois isso pode inviabilizar a assistência”, ressalta o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr.

A falta de anestésicos também impede a realização de cirurgias. “Isso é outro agravante, em um momento em que hospitais e demais estabelecimentos de saúde estão retomando os atendimentos que foram suspensos ou paralisados em razão da pandemia”, lembra Yussif Ali Mere Jr. Além da falta de anestésicos, os ofícios também relatam o aumento abusivo de preços dos insumos, o que inviabiliza a compra por hospitais de menor porte, especialmente do Interior, onde os casos de Covid-19 se alastram, tornando impraticável a assistência aos pacientes, que serão os principais prejudicados.

Em 24 de junho, representantes da FEHOESP acompanharam a audiência pública virtual da Câmara dos Deputados que tratou desse tema, que vem merecendo preocupação desde o início do mês de junho, sem que nenhuma medida mais urgente tenha sido tomada pelos representantes do Legislativo. No dia 29 de junho, a FEHOESP se reuniu com representantes da indústria farmacêutica para tratar do desabastecimento de anestésicos. O encontro foi marcado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que também participou da reunião, junto com federações de outros estados.

Ofícios para autoridades

O ofício da FEHOESP foi encaminhado ao Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Governador do Estado de São Paulo (João Doria), Prefeito de São Paulo (Bruno Covas) e ao Deputado Federal Luiz Antonio Teixeira Jr (conhecido como Dr. Luisinho), presidente da Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus.